quarta-feira, 16 de março de 2011

Sarah Palin perde apoio entre republicanos

Menos de 60% dos republicanos e independentes de tendência conservadora têm hoje uma imagem favorável da ex-governadora do Alasca Sarah Palin, que se tornou a queridinha da ultradireita nos Estados Unidos desde que foi candidata a vice-presidente em 2008 na chapa do senador John McCain, indica uma nova pesquisa feita para a rede de televisão ABC e o jornal The Washington Post.

Depois da Convenção Republicana de 2008, sua popularidade entre o eleitorado de direita nos EUA chegou a impressionantes 88%. Em outubro passado, antes das eleições legislativas de 2010, estava em 70%.

Sua imagem de favorita do movimento direitista radical Festa do Chá foi manchada quando um jovem aparentemente perturbado mentalmente matou várias pessoas ao atacar a deputada federal Gabrielle Giffords no estado do Arizona.

Durante a campanha, Palin e seus aliados da Festa do Chá colocaram miras no mapa dos distritos eleitorais que pretendiam reconquistar. Ela também aconselhou seus partidários com uma linguagem belicista: “Não recuem; recarreguem”.

Hoje, Palin tem uma imagem positiva para 58% do eleitorado conservador. Está atrás de dois adversários na disputa pela candidatura republica à Casa Branca em 2012.

O ex-governador do Arkansas Mike Huckabee tem 61% de opiniões favoráveis e o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, 60%.

Palin está à frente do ex-presidente da Câmara, Newt Gingrich, que já manifestou a intenção de concorrer à Casa Branca.

Nenhum comentário: