O novo Livro Bege da Reserva Federal (Fed), o banco central dos Estados Unidos, uma análise periódica da situação econômica do país publicada oito vezes por ano, "mostra sinais de estabilidade".
A atividade econômica continua fraca, mas o ritmo de queda diminuiu na maioria dos 12 distritos do Fed e quatro mostraram sinais de estabilização. As vendas no varejo continuam ruins em todo o país. Houve uma melhora na produção industrial, mas a recuperação deve ser modesta e desigual.
No setor habitacional, onde a crise começou, a situação ainda é ruim. O mercado de imóveis comerciais piorou e o mercado de trabalho continua muito mal.
O presidente Barack Obama defendeu as políticas anticrise, alegando que "a economia estava em queda livre e o sistema financeiro à beira do colapso". Ele destacou que o ritmo de demissões caiu pela metade e os preços das casas subiram depois de três anos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário