O Fundo Monetário Internacional (FMI) declarou hoje que a economia global está começando a sair da recessão, mas advertiu que a recuperação será lenta e desigual.
A organização internacional fez previsões melhores do que há três meses. Ao mesmo tempo, investiu contra a complacência, insistindo na necessidade de manutenção dos planos de estímulo ao crescimento e do saneamento do setor financeiro, que acumulou prejuízos de US$ 4 trilhões.
Pelas novas projeções da Perspectiva Econômica Mundial do FMI, o comércio internacional deve cair 12,2% neste ano. A produção mundial deve diminuir 1,4% neste ano e crescer 2,5% no próximo.
Os Estados Unidos devem recuar 2,6% em 2009 e avançar 0,8% em 2010. Nos 16 países que usam o euro, a recuperação só chega em 2011. A economia da Eurozona deve ter recessão de 4,8% em 2009 e de 0,3% em 2010.
A China tende a crescer 7,5% neste ano e 8,5% no próximo. Para o Brasil, a previsão do FMI é de contração de 1,3% neste ano e expansão de 2,5% no próximo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário