Em sua primeira oração pública de sexta-feira, o ex-presidente do Irã Ali Akbar Hachemi Rafsanjani pediu a libertação de todos os oposicionistas presos nos recentes protestos de rua contra a fraude na reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad. Ele questionou a lisura e a validade da eleição de 12 de junho de 2009.
Milhares de manifestantes desafiaram a proibição e foram até a Universidade de Teerã para a oração da sexta-feira, conduzida pela primeira vez por Rafsanjani depois da eleição.
Na saída, fizeram a primeira grande manifestação de rua em semanas, atraindo a repressão das forças de segurança do regime fundamentalista iraniano e a temida milícia Basij, controlada pela Guarda Revolucionária Iraniana.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário