A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, do espanhol) protestou hoje contra um projeto de lei do governo Hugo Chávez para censurar os meios de comunicação.
O projeto foi encaminhado ontem à Assembleia Nacional pela procuradora-geral, Luisa Ortega, sob o argumento de que "é necessário que o Estado regule a liberdade de expressão" para punir com até quatro anos de prisão "delitos midiáticos" como a divulgação de informações "falsas" ou "manipuladas".
A Associação Nacional de Jornalistas e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Imprensa denunciaram a lei de censura de Chávez como uma tentativa de criar uma "polícia do pensamento".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário