terça-feira, 14 de julho de 2009

Jovem não lê impressos e não gasta com Internet

LONDRES - Um texto escrito por um garoto de 15 anos a respeito dos hábitos de sua geração é o assunto do momento no centro financeiro da capital britânica, onde investidores e executivos do setor de mídia não se cansam de estudar modelos de negócios para ganhar dinheiro na rede mundial de computadores.

O banco Morgan Stanley pediu a Matthew Robson, um dos estagiários da empresa para descrever a relação dos jovens com as novas mídias. A resposta foi arrasadora.

Para o garoto, "adolescentes não usam o Twitter". Postar mensagens através do telefone celular custa caro. Como o número de pessoas que vai acessar a página deles no twitter é pequena, não há sentido em twittar.

Ver programas de televisão com hora marcada também não tem muito a ver com o adolescente britânico. Eles preferam ouvir músicas em sítios de Internet sem propaganda. A propaganda, tanto no rádio quanto na televisão, os incomoda e os afasta desses meios de comunicação.

Na Internet, não estão dispostos a pagar por conteúdo. Os adolescentes gastam dinheiro indo ao cinema, a shows e em consoles de videogame que eles consideram hoje o melhor meio para se comunicar com os amigos.

Esses jovens também não se sentem atraídos ou motivados por textos impressos, "acham chato ler páginas e páginas de texto".

Confira no jornal inglês Financial Times.

3 comentários:

Anita Lucchesi disse...

É um perfil muito preocupante...

Espero que eles, pelo menos, leiam algo de qualidade na internet. Porque ter, tem!

É só eles terem interesse...

Anônimo disse...

Depende do seu ponto de vista.

Hoje em dia os acadêmicos tem uma grande mania em dizer que jovens não se informam mais e que só se preocupam com futilidades, acham que o jovem se tornou um ser acomodado graças à internet.

Isso é fato sim, mas se compararmos SOMENTE com a mídia clássica não com a tecnologia da comunicação de hoje em dia. Hoje um jovem lê MUITO mais que qualquer pessoa no passado pois ele tem acesso a muito mais textos. O formato muda, a mídia escrita daqui é curta por que falta o tempo e paciência de ler coisas muito grandes mas se juntarmos tudo o que o jovem lê no dia vamos concluir que:

O modo de ler mudou, existe uma forma mais "scaneada" de se ler mas a quantia de informação que se é absorvida tende a aumentar graças a isso, se é que já não aumentou exorbitantemente. A multimídia também colabora para uma captação de informação muito maior, algo que falta nos antigos meios de comunicação...Aqui, eu posso comentar sobre o que escreveram, um artifício de interatividade com o qual a velha mídia jamais sonharia.

Quanto à qualidade, é muito engraçado ver como as pessoas pensam que a internet peca com a qualidade, ora...É só observar esse próprio blog, onde ele está?

Na internet...

Nelson Franco Jobim disse...

O texto foi feito por um jovem, que se baseou na experiência de seus amigos.