O ex-secretário da Defesa dos Estados Unidos e ex-presidente do Banco Mundial Robert McNamara, considerado o principal articulador da intervenção americana na Guerra do Vietnã, morre aos 93 anos.
McNamara se arrependeu depois e deixou um depoimento no filme A Névoa da Guerra condenando a intervenção no Vietnã.
Para o presidente John Kennedy, McNamara era o homem mais inteligente que ele conheceu. Era presidente da Ford quando JFK o chamou para o Pentágono.
Como secretário da Defesa, ele enfrentou o pior momento da Guerra Fria, a crise gerada pela instalação de mísseis nucleares soviéticos em Cuba. De 14 a 27 de outubro de 1962, o mundo esteve mais perto do que nunca de uma guerra nuclear.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário