Às vésperas da reunião de cúpula do Grupo dos Oito (EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Canadá e Rússia), que se realiza em Áquila, na Itália, de 8 a 10 de julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a dizer que o clube dos países ricos não está em condições de tomar decisões sem a participação dos grandes países em desenvolvimento.
"Se eles quiserem continuar com o G-8, é problema deles. Mas o lugar adequado para resolver os problemas econômicos e financeiros do mundo é o G-20", declarou Lula aos jornalistas brasileiros.
O Grupo dos Vinte reúne os 19 países mais ricos do mundo e a União Europeia.
Antes da reunião do G-8, da qual o Brasil e outros países em desenvolvimento participam como convidados, Lula vai se encontrar com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e o primeiro-ministro François Fillon. Eles devem discutir propostas conjuntas para reformar a regulamentação do sistema financeiro internacional para prevenir novas crises mundiais.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário