segunda-feira, 20 de julho de 2009

Supremo Líder manda oposição baixar tom no Irã

LONDRES - A autoridade do Supremo Líder Espiritual da Revolução Iraniana, aiatolá Ali Khamenei, está sendo desafiada, mas ele não está disposto a ceder. Advertiu hoje dois ex-presidentes vistos como porta-vozes da oposição para que moderem as críticas e aceitem o resultado da eleição presidencial de 12 de junho, denunciada como fraudulenta.

Nos últimos dias, os ex-presidentes Ali Akbar Hachemi Rafsanjani e Mohamed Khatami questionaram a legitimidade da reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad, propondo a realização de um plebiscito para confirmar o resultado oficial, aprovado por Khamanei.

"A elite política precisa manter grande vigilância porque enfrenta no momento um grande desafio. O fracasso ao enfrentar este desafio levará a seu colapso", advertiu Khamenei, num texto distribuído em inglês pela agência oficial de notícias iraniana Press TV.

É interessante notar como o aiatolá usa a expressão elite política e não espiritual ou religiosa. De uma certa forma, caracteriza o papel político-partidário do fundamentalismo muçulmano, uma ideologia profundamente autoritária e antidemocrática.

Nenhum comentário: