segunda-feira, 6 de julho de 2009

EUA e Rússia assinam pré-acordo nuclear

Na sua primeira visita à Rússia como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama assinou hoje um pré-acordo com o presidente Dimitri Medvedev para que os arsenais nucleares estratégicos dos dois países sejam reduzidos para 1,5 mil bombas atômicas cada um.

A Rússia e os EUA também retomaram a cooperação militar, suspensa desde a guerra entre as ex-repúblicas soviéticas da Rússia e da Geórgia, em agosto de 2008. Agora, soldados e equipamentos militares americanos poderão atravessar o espaço aéreo russo para reforçar as tropas que lutam na guerra contra a milícia dos Talebã e a rede terrorista Al Caeda, no Afeganistão.

O presidente dos EUA tenta uma reaproximação com o inimigo histórico da Guerra Fria. As relações bilaterais pioraram muito sob a presidência de Vladimir Putin (2000-08), que resolveu resgatar o prestígio e o poder imperiais soviéticos. Putin agora é primeiro-ministro, mas ainda é considerado o homem mais poderoso da Rússia.

Vinte anos depois da queda do Muro de Berlim, os arsenais nucleares russo e americano ainda tem mais de 20 mil bombas atômicas. A Rússia tem 2,3 mil armas estratégicas e os EUA, 2,2 mil.

Não houve acordo sobre o escudo de defesa antimísseis que os EUA pretendem instalar, com estações na Polônia e na República Tcheca.

Nenhum comentário: