quarta-feira, 15 de julho de 2009

China cresceu a taxa de 7,9% no segundo trimestre

LONDRES - A China acaba de anunciar um ritmo de crescimento no segundo trimestre deste ano que projeta uma taxa anual de 7,9%, num sinal de que é o primeiro país a sair da crise.

É uma indicação de que o programa de estímulo ao crescimento aprovado em novembro passado, de quase US$ 600 bilhões, está funcionando.

Os empresários e consumidores chineses estão mais confiantes, investindo mais e consumindo mais, a ponto de alguns analistas afirmarem que a recessão chinesa teve o formato de um V. A taxa de crescimento caiu ao nível mais em seis anos e já voltou a subir.

A grande dúvida é que houve um colapso do comércio internacional, que deve cair 12,2% este ano, e dois terços da economia chinesa estavam ligados ao comércio exterior.

Em Beijim, o governo chinês admitiu que a recuperação é instável e desequilibrada, já que depende em grande parte de investimentos públicos, já que o comércio exterior ainda está deprimido.

Outro risco é a deflação. Em junho, o índice de preços ao consumidor registrou uma queda anual de 1,7%, no quinto mês seguido de baixa. No atacado, a deflação anual foi de 7,8%, na sétima queda consecutiva.

Nenhum comentário: