quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Dieta com alto teor de gordura facilita proliferação do câncer

Uma dieta com alto teor de gordura contribui para o desenvolvimento de metástases em pacientes cancerígenos, concluiu uma nova pesquisa científica que identificou pela primeira vez uma proteína chamada CD36, que tem um papel central na proliferação dos cânceres. Descobrir como paralisar a ação desta proteína pode salvar milhões de vidas.

Durante a pesquisa, cobaias receberam uma dieta com altos teores de gordura, inclusive ácido palmítico, um componente do óleo de palma encontrado em vários produtos consumidos cotidianamente, de manteiga de amendoin a pasta de dentes.

O estudo, parcialmente financiado pela instituição beneficiente britânica Worldwide Cancer Research, foi chefiado pelo professor Salvador Aznar Benitah, do Institutto de Pesquisas de Barcelona.

"Esperamos que tenha um grande impacto na comunidade científica. Coisas assim não acontecem todos os dias", declarou o professor Benitah. Suas conclusões foram publicadas hoje na revista científica Nature.

A proteína CD36, encontrada nas células da membrana de tumores malignos, é responsável por assimilar os ácidos graxos, favorecendo as metástases. O câncer é mais fatal quando se expande e atinge outros tecidos do corpo humano.

Os pesquisas identificaram a proteína CD36 em diferentes tipos de cânceres, inclusive tumores orais, de pele, ovários, bexiga, pulmão e seio. Ao acrescentar a proteína a células não metastáticas, elas se tornaram metastáticas.

"Embora não tenhamos testado este hipótese em todos os tipos de tumores, podemos dizer que a proteína CD36 é um marcador de células metastáticas", acrescentou o chefe da pesquisa.

Quando cobaias foram injetadas com células cancerígenas humanas, CD36 e ácido palmítico, todas desenvolveram cânceres, comparado com apenas metade em cobaias que não receberam ácido palmítico.

"Em cobaias inoculadas com células de tumores humanos, parece haver uma ligação direta entre a ingestão de gordura e um aumento do potencial metastático através da proteína CD36. Mais estudos são necessários para desvendar esta relação intrigante, acima de tudo porque os países industrializados estão registrando um aumento alarmante no consumo de açúcares e gorduras saturadas", adverte o professor Benitah.

Ele acrescentou que "a gordura é necessária para o funcionamento do corpo, mas a ingestão descontrolada pode ter efeitos negativos sobre a saúde, como demonstrado por alguns tumores como o câncer de intestino grosso e em metástases".

As experiências com cobaias com câncer oral humano mostraram que bloquear a ação da CD36 previne completamente as metáforas. Em cobaias que já tinham metástases, os anticorpos bloqueando a ação da proteína levaram à completa remoção das metástases em 20% dos animais e a uma redução dramática de 80% a 90% das metástases. Isso foi conseguido sem efeitos colaterais graves.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ôxeee...;
então os bahianos estão mortos. os bahianos comem acarajé todos os dias, que são frito em óleo de dendê ou seja, óleo palmitico!!!!
.....