O guepardo, que atinge 100 quilômetros por hora, velocidade recorde para um animal tem terra, é uma espécie sob ameaça de extinção. Restam cerca de 7,1 mil indivíduos da especie e 77% vivem fora de áreas de preservação ambiental, em contato com caçadores e fazendeiros.
No mundo selvagem, guepardos são bons caçadores por causa da velocidade, mas são leves. Com pouco peso, muitas vezes perdem a caça, por exemplo, para bandos de hienas.
Em estado selvagem, o guepardo se concentra hoje em alguns países do Sul da África. Na Ásia, praticamente desapareceu. Há 50 guepardos no Irã.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário