quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Hoje na História do Mundo: 30 de Novembro

TEATRO DE REVISTA

    Em 1886, o teatro Folies Bergère, que apresentava operetas, pantomimas, vaudeville, lança o teatro de revista com mulheres vestindo trajes espetaculares e se torna o lugar mais badalado da noite de Paris.

O Folies Bergère é aberto em 1869 como uma das primeiras grandes salas de concertos da capital da França. Começa com óperas e pantomimas com cantores desconhecidos. É um fracasso. Cresce com vaudeville, um gênero de teatro de variedades que mistura, por exemplo, acrobatas, encantadores de serpentes, um canguru que luta boxe, elefantes amestrados, o homem mais alto do mundo e um príncipe grego coberto por tatuagens como punição, supostamente por tentar seduzir a filha do Xá da Pérsia.

O público pode beber e socializar num jardim interno. O Folies Bergère se transforma num centro da tentação carnal de Paris, retratado na pintura de Édouard Manet e Henri de Toulouse-Lautrec.

Nos anos 1890, o teatro entra na onda do striptease que tomava conta da noite parisiense e apresenta shows de nudez espetaculares. As revistas musicais tinham até 40 cenários, mil trajes diferentes e uma equipe de apoio de mais de 200 pessoas.

O Folies Bergère continua o sucesso por todo o século 20 e está aberto até hoje.

URSS ATACA FINLÂNDIA

    Em 1939, no início da Segunda Guerra Mundial (1939-45), o Exército Vermelho invade a Finlândia com 465 mil homens e cobertura aérea de mil aviões, que bombardeiam Helsinque e matam 61 pessoas, o que alimenta a resistência no clima gelado do fim do outono escandinavo.

Ao dar um empréstimo de US$ 10 milhões, o presidente Franklin Roosevelt lembra que a Finlândia foi o único país a pagar integralmente a dívida de guerra com os Estados Unidos depois da Primeira Guerra Mundial (1914-18). Mas Stalin manda um grande reforço e a resistência acaba.

Nas negociações, que começam em março de 1940, a Finlândia cede a Península da Karélia, que dava acesso a Leningrado, hoje São Petersburgo.

terça-feira, 29 de novembro de 2022

Copa tem impacto político e expõe ditaduras

A Copa do Mundo de 2022 está sendo marcada por uma série de controvérsias, a começar pela escolha como país-sede do Catar, uma monarquia absolutista, uma ditadura que não respeita os direitos humanos, discrimina mulheres e gays, e explora os trabalhadores migrantes, que são a maioria da população do país.

A revista inglesa The Economist defendeu a decisão da Fifa (Federação Internacional de Futebol Associativo) sob o argumento de que outras ditaduras também organizam grandes eventos esportivos. A Rússia sediou a Copa de 2018. A China realizou a Olimpíada de Verão em 2008 e a Olimpíada de Inverno em 2022.

Já entrou para a história a foto do time da Alemanha com os jogadores tapando a boca em protesto contra a censura porque várias seleções europeias foram proibidas pela Fifa de usar a braçadeira de capitão nas cores do arco-íris, símbolo do movimento LGBTQIAP+. Meu comentário:

Hoje na História do Mundo: 29 de Novembro

DIVISÃO DA PALESTINA

    Em 1947, sob a presidência do chanceler brasileiro Oswaldo Aranha, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprova a divisão do território histórico da Palestina para a criação de um país para o povo judeu e um país árabe.

Os países árabes vizinhos não aceitam. Quando o Estado de Israel é fundado, em 14 de maio de 1948, o Egito, a Arábia Saudita, a Transjordânia, o Iraque, a Síria, o Líbano e o Iêmen invadem no dia seguinte.

Israel vence a Guerra da Independência, que vai até 10 de março de 1949, com um total de 6.373 mortes do lado israelense e estimativas de 7 a 20 mil mortes. Surge a diáspora palestina. Os palestinos expulsos de sua casas pela criação de Israel se tornam um povo sem pátria e sem direitos.

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Hoje na História do Mundo: 28 de Novembro

MAGALHÃES CHEGA AO PACÍFICO

    Em 1520, a serviço da coroa da Espanha, o navegador português Fernão de Magalhães conclui a travessia do estreito batizado com seu nome e atinge o Oceano Pacífico com três navios, na primeira viagem de circunavegação da Terra.

Fernão de Magalhães zarpa de Sanlúcar de Barrameda, na Espanha, em 20 de setembro de 1519 com cinco navios e 270 homens para procurar uma rota pelo oeste para chegar as Ilhas das Especiariais (Indonésia).

A expedição entra no Rio da Prata. Sem sucesso, vai segue para o sul. Em março de 1520, a expedição para em Porto de São Julião, na Patagônia, onde Magalhães enfrenta uma revolta dos capitães espanhóis. Controla o motim executando um capitão rebelde e deixando outro em terra.

Em 21 de outubro de 1520, a frota finalmente descobre o Estreito de Magalhães, que separa a Terra do Fogo do continente. Só três navios entram na passagem: um afunda antes e outro deserta. Eles levam 38 dias para atravessar o estreito.

Ao ver o oceano do outro lado, Magalhães chora de alegria. A frota leva 99 dias para cruzar este oceano de águas tão calmas que deram o nome de Pacífico, provavelmente por causa do fenômeno El Niño, um aquecimento anormal das águas do Pacífico Equatorial. É um contraste com o Oceano Atlântico, que os marinheiros chamam de Mar Tenebroso.

Como o Pacífico é muito maior, a comida acabou. Os marinheiros chegam à Ilha de Guam em 6 de março de 1521 mastigando peças de couro para tentar enganar o estômago.

Dez dias depois, a frota ancora na ilha de Cebu, nas Filipinas, onde o chefe local se converte em cristianismo e pede ajuda na guerra contra a ilha vizinha de Mactan, onde em 27 de abril Magalhães é ferido mortalmente por uma flecha envenenada e morre.

A expedição vai para as Ilhas Molucas, onde pega um carregamento de especiarias. Com apenas dois navios, sob o comando do espanhol Juan Sebastián Elcano, atravessa o Oceano Índico, dá a volta no Cabo da Boa Esperança (que os marinheiros ainda chamam pelo antigo nome de Cabo das Tormentas) e chega a Sanlúcar de Barrameda em 6 de setembro de 1522, completando a façanha.

SHAKESPEARE APAIXONADO

    Em 1582, aos 18 anos, o ator, poeta e dramaturgo William Shakespeare, um dos maiores escritores da história da humanidade, se casa em Stratford-upon-Avon, com Anne Hathaway, de 26 anos.

Dez anos depois, Shakespeare é um ator e dramaturgo renomado da cena teatral de Londres, um sucesso consolidado pelo lançamento de Romeu e Julieta (1995), O Mercador de Veneza (1597), Hamlet (1601), Otelo (1605), Rei Lear (1606) e Macbeth (1606).

Shakespeare se aposenta em 1610 e volta para Stratford, onde escreve suas últimas peças de teatro, inclusive A Tempestade (1611).

PRIMEIRA DEPUTADA BRITÂNICA

    Em 1919, Lady Astor, Nancy Astor, nascida nos Estados Unidos, é eleita com ampla maioria para a vaga do marido na Câmara dos Comuns do Parlamento Britânico e se torna a primeira deputada do Reino Unido.

 O marido Waldorf Astor vai para uma vaga hereditária na Câmara dos Lordes.

CONFERÊNCIA DE TEERÃ

    Em 1943, o presidente norte-americano Franklin Roosevelt, o primeiro-ministro britânico Winston Churchill, e o ditador soviético Josef Stalin se reúnem em Teerã, a capital do Irã, para discutir a estratégia conjunta para derrotar o nazifascismo na Segunda Guerra Mundial (1939-45) e o mundo do pós-guerra.

O Irã tem importância estratégica na guerra. É por lá que os aliados, especialmente os Estados Unidos, dão armas e apoio logístico à União Soviética para a luta na frente oriental quando a Alemanha Nazista ocupava a Europa.

É o primeiro encontro entre Roosevelt e Stalin. Os Três Grandes concordam em invadir a Normandia, Em troca do apoio contra a Alemanha na frente oriental, a URSS promete ajudar os EUA na guerra contra o Japão. Churchill não confia em Stalin e entende que Roosevelt fez demais para cativar o líder comunista, que pretende criar uma zona de segurança entre a URSS e a Alemanha.

Em declaração conjunta em 1º de dezembro, os Três Grandes reconhecem "a suprema responsabilidade que pesa sobre nós e as Nações Unidas fazer uma paz que tenha a boa vontade da esmagadora maioria dos povos da Terra e acabe com o flagelo e o terror da guerra por muitas gerações." 

domingo, 27 de novembro de 2022

Hoje na História do Mundo: 27 de Novembro

URBANO II LANÇA CRUZADAS

    Em 1095, no discurso mais importante da Idade Média, durante o Concílio de Clermont, na França, o papa Urbano II lança as Cruzadas ao convocar todos os cristãos da Europa para a guerra contra os muçulmanos para reconquistar Jerusalém.

Odo de Lagery nasce em 1042 e se torna protegido do papa Gregório VII, um reformista. Antes de ser eleito papa, em 1088, Urbano faz campanha contra a venda de serviços da Igreja.

Em 1077, o Império Seljúcida (turco) toma Jerusalém e começa a barrar o acesso de cristãos à Cidade Sagrada para três religiões. Quando os turcos seljúcidas ameaçam invadir o Império Romano do Oriente ou Império Bizantino e tomar sua capital, Constantinopla, o imperador Alexis I recorre ao papa.

Jesus Cristo orientou os homens a se amarem uns aos outros. O papa Urbano II mandou matar os infiéis.

Ao todo, 60 a 100 mil pessoas atendem à convocação de Urbano II e marcham rumo à Terra Santa na Primeira Cruzada (1096-99), a única das nove cruzadas a tomar Jerusalém. Urbano II morre em 1099 duas semanas depois da queda de Jerusalém para os cristãos, mas a notícia ainda não havia chegado à Europa. 

O Reino Cristão de Jerusalém dura até 1291, primeiro com capital em Jerusalém e depois em Acre.

TRANQUILO E INFALÍVEL

    Em 1940, nasce em São Francisco, na Califórnia, o ator, mestre de kung fu e ídolo da cultura pop Bruce Lee, talvez o artista marcial mais influente de todos os tempos.

Seu pai, um ator de ópera chinês, está em turnê nos Estados Unidos. Em 1941, volta para Hong Kong, na época uma colônia britânica. 

Bruce é criado em Hong Kong, onde faz 20 filmes como ator mirim, estuda dança e kung fu. Em 1959, ele volta aos EUA, onde estuda na Universidade de Washington, abre uma academia de artes marciais em Seattle e dá aulas particulares para celebridades como Steve McQueen.

Na busca de papéis que Hollywood não lhe oferece, Bruce Lee volta para Hong Kong em 1970 e se torna herói de filmes de ação como O Voo do Dragão, em que fez o roteiro, dirigiu e estrelou.

Bruce Lee morre em 20 de julho de 1973 de um edema cerebral causado provavelmente por analgésicos, um mês antes do lançamento de Operação Dragão, seu maior sucesso de bilheteria, que faturou US$ 200 milhões.

ÚNICO VIRTUOSE DO ROCK

    Em 1942, há 80 anos, nasce em Seattle, no Noroeste dos Estados Unidos, James Marshall Hendrix, mais conhecido como Jimi Hendrix, descendente de afroamericanos e de índios cherokee, o maior guitarrista de todos os tempos e único virtuose da história do rock.

Hendrix entra para o Exército como paraquedista em 1959. É dispensado com honra em 1961 depois de fraturar um tornozelo num salto.

Quando toca na noite de Nova York, Hendrix é descoberto por Chas Chandler, baixista da banda The Animals, que o leva em 1966 para Londres, na época a meca dos guitarristas, onde ela forma a banda The Jimi Hendrix Experience com o baixista Noel Redding e o baterista Mitch Mitchell. 

Eric Clapton, do Cream, e Pete Townshend, de The Who, rivais na disputa para ver quem é o melhor guitarrista da Inglaterra, se tornam amigos assistindo aos shows de Jimi no Marquee Club.

Depois do sucesso na Inglaterra, Hendrix volta aos EUA para participar do Festival de Monterrey, em 1967, quando estoura definitivamente, destrói e incendeia a guitarra. Ele seria uma das principais atrações dos festivais de Woodstock, em 1969, encerrado com sua versão distorcida do Hino dos EUA, e da Ilha de Wight, em 1970, antes de morrer prematuramente aos 27 anos em Londres, em 18 de setembro de 1970, de uma dose excessiva de barbitúricos.

sábado, 26 de novembro de 2022

Hoje na História do Mundo: 26 de Novembro

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS

    Em 1862, o matemático de Oxford Chales Lutwidge Dodgson envia o manuscrito do livro As Aventuras de Alice sob a terra Alice Liddell, de 10 anos, como presente de Natal.

Dodgson, de 30 anos, é conhecido pelo pseudônimo de Lewis Carroll. Ele escreve a história num dia de piquenique no parque com Alice e suas duas irmãs, filhas de um colega dele na Universidade de Oxford.

Durante uma visita à casa dos Liddell, o escritor Henry Kingskey lê o manuscrito e sugere que seja publicado. Alice no País das Maravilhas sai em 1865. É um dos primeiros livros infantis totalmente recreativos, sem propósitos educacionais, simplesmente para as crianças se divertirem.

Uma continuação, Alice Através do Espelho, sai em 1871.

RELATÓRIO DE LAWRENCE DA ÁRABIA

    Em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial (1914-18), Thomas Edward Lawrence, um oficial de inteligência do Reino Unido, publica um relatório sobre a Revolta Árabe liderada por Sherif Hussein sugerindo apoio aos rebeldes na luta contra o Império Otomano, que é aliado das potências centrais, a Alemanha e a Áustria-Hungria.

Lawrence nasce em Dorset, na Inglaterra, em 16 de agosto de 1888, filho de um casal que não era casado. A mãe, Sarah Junner, era governante. O pai, Thomas Chapman, um nobre anglo-irlandês, abandona a família na Irlanda para viver com a mãe dele. O casal adota o sobrenome Lawrence, que seria do pai que Sarah não conheceu.

Em 1896, a família se muda para Oxford, onde Lawrence se forma em história no Jesus College, da Universidade de Oxford, em 1910. Durante quatro anos, ele trabalha como arqueólogo no Museu Britânico e viaja várias vezes ao Egito, à Síria, à Palestina e a partes da Turquia.

Pouco depois do início da guerra, Lawrence se apresenta como voluntário. Trabalha no setor árabe da inteligência britânica. Em 1916, vai para o escritório no Egito. Com seu relatório, convence o governo do Reino Unido a apoiar a Revolta Árabe e se torna oficial de ligação.

Sherif Hussein governa Hejaz, a região da Arábia Saudita onde ficam as cidades sagradas islâmicas de Meca e Medina, dentro do Império Otomano. No início da guerra, fica neutro tentando obter vantagens com os dois lados. 

Em abril de 1916, Hussein sabe que uma força turco-alemã pretende derrubá-lo. Em 5 de junho, proclama a Revolta Árabe e pede apoio à Marinha Real britânica. Lawrence considera os árabes individualistas e indisciplinado. "Pode ser impossível cria uma força organizada."

Mesmo assim, em dezembro de 1916, Lawrence entra do lado árabe na luta contra os turcos otomanos e passa o resto da guerra tentando organizar as tribos árabes. Em 1917, depois da conquista de Ácaba, ele é capturado em Dera, torturado e abusado sexualmente.

A queda de Damasco, em 1º de outubro de 1918 é o marco da vitória final dos árabes sobre o Império Otomano. Lawrence renuncia a seu cargo no setor de Oriente Médio do Ministério do Exterior e da Comunidade quando o Tratado de Versalhes nega a independência prometida aos países e a Liga das Nações dá mandatos aos impérios francês e britânicos para administrar a região.

ARQUEÓLOGOS ENTRAM NA TUMBA DE TUTANCÂMON

    Em 1922, os arqueólogos britânicos Howard Carter e Lorde Carnarvon entram no túmulo do faraó-menino, Tutancâmon, no Vale dos Reis, de mais de 3 mil anos, que não havia sido violado. É a descoberta mais importante da egiptologia.

Quando Carter chega ao Egito, em 1891, a grande maioria das tumbas dos faraós do Egito Antigo havia sido descoberta e quase todas foram saqueadas ao longo dos milênios. Ele descobre o túmulo de Tutmósis IV.

Em 1907. Carter se associa a Lorde Carnarvon, um colecionador de antiguidades que o chama para supervisionar escavações no Vale dos Reis. A maioria dos egiptólogos acredita que não há mais nada a descobrir ali. Carter aposta que vai encontrar a tumba do faraó-menino.

Tutancâmon nasce em 1341 antes de Cristo e ascende ao trono aos 9 anos, em 1332 AC. Seu breve reino termina em 1323 AC. Um século depois, ao construir a tumba de Ramsés IV, jogam tanta brita em cima que o túmulo de Tutancâmon fica ainda mais escondido dos saqueadores.

A guerra atrapalha os planos. Depois do conflito, Carter retoma e intensifica os esforços. Em 4 de novembro de 1922, descobre a entrada e espera a chegada de Lorde Carnarvon. No dia 23, encontram a passagem que leva à tumba.

Havia sinais de que ladrões tentaram invadir a tumba. No dia 26, passam por outra porta. Carter acende uma vela dentro da câmara mortuária. "Você pode ver alguma coisa?", pergunta Carnarvon. "Sim, coisas maravilhosas", responde Carter.

A antecâmara está maravilhosamente intacta, com vestígios dos operários que a construíram mais de 3 mil anos atrás. Em quatro salas que levam anos explorando, os arqueólogos encontram joias, peças de ouro, roupas, uma carruagem armas e uma série de objetos que revelam a história e a cultura do Egito Antigo. A maior parte está no Museu do Cairo.

DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS

    Em 1941, o presidente Franklin Roosevelt oficializa o feriado do Dia Nacional de Ação de Graças, festejado anualmente na quarta quinta-feira de novembro, que as famílias dos Estados Unidos costumam celebrar comendo peru.

A comemoração tem origem numa festa realizada no outono de 1621, em Plymouth, hoje parte do estado de Massachusetts, quando os peregrinos do navio Mayflower celebram com os índios um ano de colonização e de sobrevivência por iniciativa do governador William Bradford.

O Dia de Ação de Graças é festejado na Nova Inglaterra no século 17. Em 1789, George Washington, o primeiro presidente dos EUA, cria o feriado no dia 26 de novembro. Depois da oficialização por Lincoln, a data passa a ser comemorada nacionalmente.

É o feriado mais importante para as famílias norte-americanas. No dia seguinte, tem a Sexta-Feira Negra (Black Friday), início da temporada de compras que vai até o Natal, época de maior consumo no país do consumismo.

ESTREIA DE CASABLANCA

    Em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45), Casablanca, um filme sobre a guerra com Humphrey Bogart e Ingrid Bergman, estreia em Nova York para se tornar um dos maiores clássicos da história do cinema.

Bogart é Rick Blaine, dono de uma casa noturna agitada em Casablanca, no Marrocos, frequentada por oficiais nazistas, reencontra seu amor, a enigmática Ilsa Lund, vivida pela sueca Ingrid Bergman.

O filme ganha três Oscars: melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro adaptado.

CHINA MUDA GUERRA DA COREIA

    Em 1950, numa das batalhas mais ferozes da Guerra da Coreia (1950-53), centenas de milhares de soldados do Exército Popular da Libertação da China lançam um contra-ataque em massa contra as forças dos Estados Unidos, da Coreia do Sul e aliados.


O Japão ocupa a Coreia em 1910. Com a derrota do Império Japonês na Segunda Guerra Mundial, a União Soviética declara guerra ao Japão em 9 de agosto de 1945, dia em que os EUA jogam a segunda bomba atômica, em Nagasaki. A URSS acaba ocupando o Norte da Península Coreana e os EUA, que vencem o Japão, o Sul.

As duas coreias, o Norte comunista aliado da URSS e o Sul capitalista aliado dos EUA, nascem em 1948. Ambas reivindicam a soberania sobre toda a península.

A Guerra da Coreia começa em 25 de junho de 1950, quando a Coreia do Norte invade o Sul com armamento soviético. Os EUA reagem e conseguem um mandato do Conselho de Segurança das Nações Unidas para unificar a Península Coreana. A URSS não veta. Estava boicotando a ONU por causa da não admissão da República Popular da China, a China Comunista. O mandato vale até hoje.

Quando os EUA e aliados estão empurrando os soldados da Coreia do Norte para o Rio Yalu, na fronteira com a China, o 4º Exército do Exército Popular de Libertação da China, cruza o Rio Yalu e entra na guerra, sob o comando de Lin Biao, que chega a ser nomeado sucessor de Mao Tsé-tung e morre num acidente de avião suspeito em 13 de setembro de 1971, durante a Grande Revolução Cultural Proletária (1966-76).

Há uma guerra entre os EUA e a China dentro da Guerra da Coreia. A China vence, ao empurrar as forças internacionais lideradas pelos norte-americanos para baixo do paralelo 38º Norte, restaurando a situação anterior à guerra.

Hoje a propaganda do regime comunista chinês apresenta como uma grande vitória contra o Ocidente.

TERROR EM MUMBAI

    Em 2008, dez jihadistas do grupo extremista muçulmano paquistanês Lashkar-e-Taiba, o Exército dos Puros, iniciam uma onda de terror com 12 ataques coordenados com bombas e tiros em Mumbai, a maior cidade e principal centro econômico da Índia. O ataque dura quatro dias e deixa 175 mortos, inclusive nove terroristas, e mais de 300 feridos.


Os principais alvos são dois hotéis de luxo, uma estação ferroviária histórica e um centro cultural judaico, mas também há ataques a um cinema e um hospital. No fim da manhã do dia 28, a situação está controlada, menos no Taj Hotel. 

Em 29 de novembro, a Operação Tornado Negro da Guarda de Segurança Nacional da Índia matou os últimos terroristas no hotel. O único sobrevivente, Ajmal Kassab (foto), é preso na estação ferroviária. 

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Hoje na História do Mundo: 25 de Novembro

PEÇA FAZ 70 ANOS EM CARTAZ

    Em 1952, a peça A Ratoeira, da escritora e dramaturga inglesa Agatha Christie de histórias policiais e de mistério, estreia no Ambassadors Theatre, em Londres, para se tornar o espetáculo teatral que fica mais tempo em cartaz continuamente. Completa hoje 70 anos.

Depois de 9 mil apresentações, em 1974, A Ratoeira passa para o Saint Martin's Theatre, onde fica em cartaz até março de 2020, quando é suspensa por causa do confinamento para combater a doença do coronavírus de 2019 (covid-19). 

Com a queda no contágio e nos casos graves, voltou a ser encenada e está em cartaz no Saint Martin's Theatre. 

JFK ENTERRADO COMO HERÓI

    Em 1963, três dias depois do assassinato, o presidente John Fitzgerald Kennedy é enterrado como herói no Cemitário Nacional de Arlington, na Virgínia.

A cerimônia transmitida ao vivo para o mundo revela o caráter ritual da televisão, com a viúva Jacqueline Kennedy, os filhos pequenos, os irmãos Robert e Edward Kennedy e líderes mundiais como o presidente francês, Charles de Gaulle, acompanhando o cortejo fúnebre.

Kennedy foi o 35º presidente dos Estados Unidos, o mais jovem e o primeiro católico (Biden é o segundo). Morre ao desfilar em carro aberto em Dallas, no Texas. As investigações oficiais concluíram que o atirador Lee Harvey Oswald, preso pouco depois, agiu sozinho.

Dois dias depois do assassinato, Oswald é morto por Jack Ruby, um dono de boate em Dallas supostamente ligado à máfia, o que alimenta o mistério e as teorias conspiratórias sobre a morte de um dos mais carismáticos presidentes da história dos EUA.

MORTE DE MISHIMA

    Em 1970, o escritor ultranacionalista japonês Yukio Mishima se mata com um seppuku, o suicídio ritual dos samurais, diante da falta de apoio popular a suas ideias extremistas.

Mishima, nascido em 1925, tinha uma obsessão contra a falta de espiritualidade da vida contemporânea. Preferia o Japão imperial de antes da Segunda Guerra Mundial (1939-45), com suas tradições e um patriotismo austero, ao materialismo do Japão ocidentalizado do pós-guerra.

Para defender seus valores, funda a Sociedade Escudo, um exército privado com 100 homens para defender o imperador de um possível levante esquerdista.

Em 25 de novembro, Mishima lança o último dos quatro volumes de O Mar da Fertilidade, um épico sobre a vida do Japão no século 20, talvez sua maior obra. Com um grupo de seguidores, ele vai até um quartel e toma o escritório do comandante.

Em seguida, faz um discurso diante de mil soldados e os exorta a derrubar a Constituição imposta durante a ocupação do país pelos Estados Unidos. Diante da indiferença dos militares, comete suicídio.

ESCÂNDALO IRÃ-CONTRAS

    Em 1986, três semanas depois de um jornal libanês revelar que os Estados Unidos estavam vendendo armas secretamente para a República Islâmica durante a Guerra Irã-Iraque (1980-88), o procurador-geral e ministro da Justiça, Edwin Meese, admite que o dinheiro recebido está sendo desviado para os rebeldes contrarrevolucionários que lutam contra a Revolução Sandinista na Nicarágua, os contras.

A venda de armas ao Irã choca a opinião pública. Afinal, o presidente Ronald Reagan sempre declara publicamente que não negocia com terroristas. Os EUA considera o regime fundamentalista xiita iraniano terrorista, especialmente a partir da ocupação por 444 dias da Embaixada Americana em Teerã, e a venda de armas o país está proibida.

Desde 1982, também está proibida a ajuda federal "com o propósito de derrubar o governo da Nicarágua".

Diante da notícia, Reagan demite o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, vice-almirante John Poindexter, e o coronel Oliver North (foto), o operador do esquema. O procurador especial Lawrence Walsh é nomeado para investigar o escândalo.

O inquérito conclui que nem Reagan nem o vice-presidente George Bush violou a lei. Em 24 de dezembro de 1992, depois de perder a reeleição para Bill Clinton, Bush dá o indulto presidencial a seis acusados, entre eles o ex-secretário da Defesa Caspar Weinberg.

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Hoje na História do Mundo: 24 de Novembro

TEORIA DA EVOLUÇÃO

    Em 1859, o naturalista inglês Charles Darwin publica o livro A Origem das Espécies, onde apresenta a Teoria da Evolução em processos que chama de "seleção natural", a sobrevivência do mais apto a se adaptar às alterações do meio ambiente, e a "seleção sexual", pela qual as fêmeas escolhem os machos mais fortes, mais bonitos ou mais inteligentes (ou mais ricos, no caso da espécie humana).


Darwin recebe influência do naturalista francês Jean-Baptiste de Lamarck e do economista britânico Thomas Malthus. Formula sua teoria depois de uma viagem de cinco anos pelo mundo no navio Beagle, quando passa pelo Brasil, as Ilhas Galápagos, no Equador, e a Nova Zelândia.

A Teoria da Evolução é de 1844. Darwin teme divulgá-la por contrariar as versões religiosas sobre a origem do mundo. Em 1858, as ideias são apresentadas pelo naturalista inglês Alfred Wallace. Os dois enunciam a teoria na Sociedade de Lineu, em Londres.

O lançamento do livro provoca forte reação das igrejas. O fundamentalismo religioso é uma reação dos cristãos dos EUA à Teoria da Evolução exposta numa coleção de livro chamada de Fundamentos, que defende o criacionismo.

Darwin influencia Freud e sua teoria dos instintos de vida e de morte, sexualidade e agressividade.

DEZ DE HOLLYWOOD

    Em 1947, durante a Guerra Fria, por 346 a 17 votos, a Câmara de Representantes dos Estados Unidos indicia 10 diretores, produtores e roteiristas da indústria cinematográfica por desacato ao Congresso ao se negar a cooperar com a Comissão de Atividades Antiamericanas, que investiga a infiltração comunista em Hollywood.

Os 10 são condenados a um ano de prisão. A Suprema Corte mantém as acusações porque eles se negam a responder se um dia pertenceram ao Partido Comunista. 

A histeria anticomunista e a caça aos comunistas leva à criação de listas negras em Hollywood até os anos 1960, muito depois da desmoralização do senador Joe McCarthy, censurado em 2 de dezembro de 1954 depois de denunciar a infiltração comunista nas Forças Armadas.

LEE OSWALD ASSASSINADO

    Em 1963, dois dias depois do assassinato do presidente John Kennedy, Jacob Rubinstein, mais conhecido como Jack Ruby, mata o único suspeito, Lee Harvey Oswald, no subsolo de uma delegacia de polícia em Dallas, no Texas, quando é levado para cela mais segura.

JFK morre com dois tiros na cabeça. Um terceiro fere o governador do Texas, John Connally. Menos de uma hora mais tarde, Oswald mata um policial que o interpela nas ruas de Dallas. Meia hora depois, é preso.

Ruby, um dono de boate de Dallas supostamente ligado à máfia, alega ter feito um gesto patriótico ao vingar a morte do presidente, mas suas relações suspeitas alimentam teorias conspiratórias. É condenado à morte. 

O Tribunal de Justiça do Texas anula o processo. Ele morre na cadeia de câncer de pulmão em 1967, enquanto aguarda novo julgamento.

TERROR NO EGITO

    Em 2017, uma bomba explode na mesquita de al-Rawdah, frequentada por muçulmanos sufistas, no Norte da Península do Sinai, e os terroristas abrem fogo contra a multidão em fuga, matando 311 pessoas, inclusive 27 crianças, e ferindo outras 128, no pior atentado terrorista da história recente do Egito.

Uma revolta popular derruba o ditador egípcio Hosni Mubarak durante a Primavera Árabe, em 11 de fevereiro de 2011. Única força de oposição organizada no país, a Irmandade Muçulmana, o mais antigo grupo fundamentalista islâmico do mundo, vence as eleições para a Assembleia Nacional e para a Presidência, mas Mohamed Mursi, o único chefe de Estado eleito democraticamente na história do país, dura só um ano no cargo.

Em 3 de julho de 2013, os militares retomam o poder num golpe liderado pelo comandante das Forças Armadas, general Abdel Fattah al-Sissi. Quando as forças de segurança matam mil pessoas ao atirar contra uma manifestação de protesto um mês depois, os islamistas entendem que acabou o espaço para a luta pacífica.

Nenhum grupo assume a responsabilidade pelo atentado. As suspeitas recaem sobre a organização terrorista Estado Islâmico, extremistas da corrente salafista ou wahabista do Islã, autoritária, moralista e reacionária, criada em reação ao sufismo.

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Hoje na História do Mundo: 23 de Novembro

ROMÊNIA ENTRA NO EIXO

    Em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45), a Romênia adere ao Pacto Tripartite formado pela Alemanha Nazista, a Itália Fascista e o Império do Japão, as potências do Eixo.

Desde 1937, a Romênia tem um governo fascista que se assemelha aos regimes de Adolf Hitler e Benito Mussolini, inclusive no antissemitismo. O rei Carol II dissolve o governo um ano depois e nomeia o patriarca da Igreja Ortodoxa como primeiro-ministro.

A morte do patriarca e uma revolta camponesa provocam novas agitação fascista e de uma organização paramilitar, a Guarda de Ferro. Em junho de 1940, a União Soviética ocupa duas províncias romenas.

Em busca um aliado, em 5 de julho de 1940, o rei faz um acordo com a Alemanha de Adolf Hitler. A Romênia é invadida pelo novo aliado, que quer ampliar a frente oriental contra a URSS.

O rei abdica em 6 de setembro de 1940, deixando o país sob o controle do primeiro-ministro fascista Ion Antonescu e da Guarda Ferro.

A Hungria se alia ao Eixo em 20 de novembro. No dia 23, é a vez da Romênia.

MEMBRO DO IRA CONDENADO POR MORTE DE MOUNTBATTEN

    Em 1979, Thomas McMahon, do Exército Republicano Irlandês (IRA), que luta contra o domínio britânico sobre a Irlanda do Norte, é condenado à prisão perpétua pelo atentado que matou Lorde Louis Mountbatten (foto), último vice-rei da Índia, e mais três pessoas.

Lorde Mountbatten, herói da Segunda Guerra Mundial (1939-45), Conde Mountbatten da Birmânia e primo em segundo grau da rainha Elizabeth II, morre em 27 de agosto de 1979 com a explosão de uma bomba de pouco menos de 23 quilos no seu barco de pesca na Baía de Donegal, na Irlanda. Um dos mortos é Nicholas, um neto de 14 anos.

Mais tarde no mesmo dia, o IRA mata 18 soldados britânicos num ataque na Irlanda do Norte.

McMahon era um líder lendário do movimento nacionalista e republicano irlandês, comandante da Brigada de Armagh do Sul do IRA, responsável pela morte de mais de 100 soldados britânicos.

A guerra civil na Irlanda do Norte termina com o Acordo de Paz da Sexta-Feira Santa, de abril de 1998, depois de 3,5 mil mortes. McMahon é libertado logo em seguida como parte da pacificação.

REAGAN CRIA OS CONTRAS

    Em 1981, durante a Guerra Fria, o presidente Ronald Reagan (1981-89) autoriza a Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos a recrutar e financiar uma força de 500 homens para lutar contra o governo no poder na Nicarágua desde a vitória da Revolução Sandinista, em 17 de julho de 1979, com orçamento de US$ 19 milhões.

Com a vitória da revolução nicaraguense e a guerra civil em El Salvador, que Reagan atribuía à URSS, os EUA querem impedir a vitória da Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN) em El Salvador e derrubar a Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) na Nicarágua.

Os acampamentos e centro de treinamento dos contrarrevolucionários são instalados em Honduras, governada por regime militar. Os instrutores são militares da guerra suja da Argentina contra a esquerda da ditadura cívico-militar de 1976-83. Eles faziam o que era proibido pelo Congresso dos EUA.

Com o apoio dos EUA ao Reino Unido na Guerra das Malvinas (1982), a Argentina para de treinar paramilitares de direita na América Central.

A venda ilegal de armas e partes ao Irã quando está proibido, durante a Guerra Irã-Iraque (1980-88), e o desvio de parte do dinheiro para ajudar os contras da Nicarágua causam o Escândalo Irã-Contras, em 1986, no segundo governo Reagan (1985-89).

Os contras fustigam o governo sandinista da Nicarágua até a derrota de Daniel Ortega para Violeta Chamorro, em 1990. 

Ortega voltou ao poder em 2007 com o apoio de forças ligadas à ditadura de Anastasio Somoza, que os sandinistas derrubaram em 1979. Desde então, está decidido a não entregar o poder. Controla a Assembleia Nacional e o Judiciário. Mudou a lei para acabar com limites à reeleição.

Desde uma revolta popular contra uma reforma da previdência abandonada, em 2018, o governo Ortega se mostra cada vez mais ditatorial. Prende os candidatos da oposição, acabou com todos os jornais independentes, fecha igrejas católicas e persegue padres e bispos.

terça-feira, 22 de novembro de 2022

Hoje na História do Mundo: 22 de Novembro

SOVIÉTICOS CERCAM NAZISTAS

    Em 1942, durante a Batalha de Stalingrado, um momento decisivo da Segunda Guerra Mundial (1939-45), a contraofensiva do Exército Vermelho cerca de 250 mil soldados da Alemanha Nazista ao sul de Kalach, no Rio Dom. O general Friedrich Paulus pede autorização a Berlim para se retirar.

A Batalha de Stalingrado é a mais mortal da guerra e uma das mais violentas da história da humanidade, com 2 milhões de baixas e pelo menos 40 mil civis mortos. Começa em 23 de agosto de 1942.

Stalingrado, hoje Volgogrado, depois que o ditador Josef Stalin caiu em desgraça, é um porto importante no Rio Volga. Seu controle dá acesso à região do Cáucaso e ao Vale do Volga, o maior rio da Rússia. Tomar a cidade com o nome de Stalin seria uma vitória da propaganda de Adolf Hitler

Mesmo com apoio aéreo da Luftwaffe, a Força Aérea nazista, o 6º Exército da Alemanha, sob o comando do gen. Paulus, e o 4º Exército Panzer, sob o comando do gen. Edwald von Kleist, não conseguem vencer a defesa posta pelo 62º Exército da URSS, comandado pelo gen. Vassili Chuikov.

Os alemães cercam Stalingrado e pressionam os soviéticos contra o Rio Volga. A batalha vira um combate casa a casa.

Em 19 de novembro, a URSS lança a contra ofensiva com a Operação Urano, um ataque em duas frentes que cerca forças romenas que protegem os flancos do 6º Exército da Alemanha. Dois dias depois, 250 mil alemães estão cercados, sem acesso a suprimentos. Ainda assim, resistem durante dois meses e tentam avançar até capitular em 2 de fevereiro de 1943 por falta de munição e de comida.

JFK ASSASSINADO

    Em 1963, o presidente John Fitzgerald Kennedy é morto a tiros durante visita a Dallas, no Texas, no Sul dos Estados Unidos, de acordo com as investigações oficiais por um único atirador, Lee Harvey Oswald, o que é discutido até hoje.

Mais jovem presidente da história dos EUA, Kennedy é o primeiro católico a chegar à Casa Branca (Joe Biden é o segundo). Herói na Segunda Guerra Mundial (1939-45), JFK é também o primeiro presidente da era da televisão. 

Os primeiros debates presidenciais da história são decisivos para a imagem de jovem carismático e confiável, o xerife que protege a cidadezinha, na descrição do sociólogo canadense e papa das comunicações Marshall McLuhan, enquanto seu adversário, o vice-presidente parece o advogado espertalhão a convite da companhia da estrada de ferro.

No início de seu governo, três meses depois da posse, acontece a fracassada invasão da Baía dos Porcos, em Cuba, por exilados cubanos apoiados pela CIA (Agência Central de Inteligência dos EUA), causa da Crise dos Mísseis (1962). quando enfrenta a União Soviética e obtém uma vitória diplomática.

Kennedy apoia o movimento pelos direitos civis dos negros liderado pelo reverendo Martin Luther King Jr. e decide enviar um homem à Lua até o fim dos anos 1960. Ao mesmo tempo, manda mais de 2,8 mil assessores militares para a Guerra do Vietnã (1955-75). Alguns entram em combate. Os EUA só declaram guerra ao Vietnã do Norte em 1964, depois de sua morte.

O atentado de Dallas, o terceiro assassinato de um presidente dos EUA no exercício do cargo, é objeto de debates até hoje. As investigações oficiais, inclusive o Relatório Warren, com o nome do presidente da Suprema Corte na época, Earl Warren, concluem que Oswald agiu sozinho.

Dois dias depois, Jacob Rubinstein, ou Jack Ruby, dono de uma boate em Dallas, supostamente ligado à máfia, mata Oswald à queima-roupa e alega ter sido um gesto patriótico de vingança pela morte do presidente, mas há fortes suspeitas de queima de arquivo.

B-52 ABATIDO NO VIETNÃ

    Em 1972, os Estados Unidos perdem sua primeira fortaleza voadora Boeing B-52, um bombardeiro de oito turbinas, na Guerra do Vietnã (1955-75).

Num dos dias de bombardeio aéreo mais intenso dos EUA, um míssil terra-ar disparado pelo Vietnã do Norte derruba o B-52 perto de Vinh.

QUEDA DE THATCHER

    Em 1990, a primeira primeira-ministra da história do Reino Unido, Margaret Thatcher, anuncia sua demissão depois de 11 anos no poder.

Margaret Hilda Roberts nasce em Grantham, na Inglaterra, em 13 de outubro de 1925, filha de um dono de armazém. Ela se forma em química na Universidade de Oxford, casa com o empresário Denis Thatcher e tem um casal de filhos antes de se eleger deputado pelo distrito conservador de Finchley, no Norte de Londres.

Em 1967, Thatcher entra para o governo paralelo do Partido Conservador, que faz oposição ao governo trabalhista de Harold Wilson (1964-70). Com a vitória de Edward Heath, em 1970, ela se torna ministra da Educação e da Ciência.

Quando os trabalhistas voltam ao poder, em 1974, Thatcher vira ministra das Finanças do gabinete paralelo até conquistar a liderança do partido, em fevereiro de 1975, com uma plataforma claramente direitista, prometendo cortar subsídios, privatizar as empresas públicas, prestigiar a polícia e defender vigorosamente os interesses britânicos no exterior com uma visão de mundo anticomunista.

Em 1976, depois de acusar a União Soviética de querer dominar o mundo, ganha a alcunha de Dama de Ferro, que marcará sua carreira política visceralmente conservadora.

O fracasso do governo trabalhista de James Gallaghan (1976-79), que substitui Harold Wilson (1974-76), causa uma onda de greves, inclusive de lixeiros e coveiros, no chamado inverno do descontentamento, em 1978-9.

A situação caótica leva à vitória de Thatcher, que se torna primeira-ministra em 4 de maio. As privatizações começam logo e o governo adota a linha dura no combate ao Exército Republicano Irlandês (IRA), mas as grandes reformas que reduzem o poder dos sindicatos vêm depois da Guerra das Malvinas, invadidas pela ditadura militar da Argentina em 2 de abril de 1982.

Thatcher envia uma força-tarefa ao Atlântico Sul. Os argentinos, inclusive vários assassinos da ditadura militar, se rendem em 14 de junho, depois das mortes de 255 britânicos e 649 argentinos.

Com a vitória na guerra, Thatcher obtém sua segunda e maior vitória eleitoral em 1983, parte para o confronto com os sindicatos e enfrenta uma greve de mineiros de um ano, de 6 de março de 1984 a 3 de março de 1985.

Em 1987, Thatcher vence as terceiras eleições. Sua oposição a uma maior integração europeia, seu eurocetismo, criou a guerra civil interna do Partido Conservador que está na origem da saída do Reino Unido da União Europeia.

A questão europeia e um imposto comunitário cobrado por pessoa, sem considerar o valor da propriedade onde o cidadão vivia, derrubam Thatcher. O partido não se recuperou até hoje do regicídio. O desafiante Michael Heseltine não chegou ao poder, seguindo a máxima da política britânica de que "quem mata o rei não ascende ao trono".

Seis dias depois, Thatcher é substituída por John Major (1990-97), que seria reeleito em 1992 prorrogando para 18 anos o domínio conservador sobre o Reino Unido, que seria quebrado pelo neotrabalhismo de Tony Blair em 1997. 

MULHER NO PODER

    Em 2005, a líder da conservadora União Democrata-Cristã (CDU), Angela Merkel, se torna a primeira mulher a governar a Alemanha.

Merkel nasce em Hamburgo, na Alemanha Ocidental, em 17 de julho 1954, mas vai para a Alemanha  Oriental quando o pai, um pastor luterano, é enviado para Perleberg. Ela se forma em química quântica e faz pesquisa científica até 1989, ano da queda dos regimes comunistas da Europa Oriental. Entra na política como porta-voz do primeiro governo democrático da Alemanha Oriental.

Com a reunificação da Alemanha, em 3 de outubro de 1990, é eleita deputada do Parlamento Federal e vira ministra da Mulher e da Juventude e depois ministra do Meio Ambiente do chanceler (primeiro-ministro) Helmut Kohl.

Depois da derrota de Kohl para o social-democrata Gerhard Schröder em setembro de 1998, nas últimas eleições de um século trágico e de renascimento para a Alemanha, em 10 de abril de 2000, Merkel se torna líder da CDU. 

Em 2005, Merkel vence as eleições a se tornar a primeira mulher a governar o país. Ela lidera governos estáveis e a União Europeia em seus piores momentos: a Crise do Euro (2009-14), a saída do Reino Unido e a onda de refugiados da África e do Grande Oriente Médio. É substituída pelo social-democrata Olaf Scholz, que era vice-chanceler e se apresenta nas eleições como continuador da obra de Merkel.

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Hoje na História do Mundo: 21 de Novembro

 EDISON LANÇA O FONÓGRAFO

    Em 1877, Thomas Alva Edison, um dos maiores inventores de todos os tempos, com mais de mil patentes, anuncia a invenção do fonógrafo, o primeiro aparelho para gravar e reproduzir o som.

Edison desenvolve uma de suas principais invenções ao tentar criar uma forma de gravar ligações telefônicas de seu laboratório no Parque Menlo, em Nova Jérsei, nos Estados Unidos.

A invenção do fonógrafo deu fama mundial a Edison, o Gênio do Parque Menlo. Ele morre aos 84 anos, em 1931, depois de registrar 1.093 patentes.

NAVIO-IRMÃO DO TITANIC AFUNDA

    Em 1916, irmão do Titanic, naufraga no Mar Egeu e causa a morte de 30 pessoas. Mais de mil pessoas são salvas.

Depois da tragédia do Titanic, em 14 de abril de 1912, a empresa White Star Line faz mudanças na fabricação de um navio-irmão. Primeiro, muda o nome de Gigantic para Britannic. O casco muda para ser menos vulnerável a icebergs. Passa a ser obrigatório ter botes salva-vidas suficientes para todos, o que não havia no Titanic.

O navio de luxo, com 50 mil toneladas, o maior do mundo, lançado em 1914, é requisitado pelo governo britânico para servir como navio-hospital durante a Primeira Guerra Mundial (1914-18), quando faz cinco viagens levando feridos para o Reino Unido.

Em mais uma dessas viagens, uma violenta explosão atinge o Britannic perto do Golfo de Atenas às 8h12. Menos de meia hora depois, o capitão Charlie Bartlett manda evacuar o navio, que afunda às 9h07. Cerca de 1,1 mil passageiros e tripulantes se salvam. 

ELLA FITZGERALD GANHA NOITE DOS AMADORES

    Em 1934, aos 17 anos, a jovem Ella Fitzgerald sobe ao palco do Teatro Apolo, no bairro negro do Harlem, em Nova York, por sorte, depois de ter o nome sorteado num chapéu, e ganha a Noite dos Amadores.

O sonho era ser bailarina. Ao decidir cantar naquele dia, em vez de dançar, inicia uma carreira que a torna uma lenda da música popular norte-americana.

Ella nasce em Newport, na Virgínia, em 25 de abril de 1917 e fica órfã aos 15 anos. É humilhada, espancada e estuprada pelo padrasto. Deprimida, abandona a escola no ensino médio e vive sob a tutela do estado de Nova York quando vai ao teatro com duas amigas.

"Botamos nossos nomes. Nunca imaginamos que seria sorteada", conta mais tarde à Rádio Pública Nacional.

Com medo de não estar à altura das bailarinas da apresentação anterior, Ella fica petrificada. Então, decide cantar The Object of My Affection. Na segunda tentativa, com o apoio do apresentador Ralph Cooper, o teatro vem abaixo. Nasce uma estrela.

Seu primeiro grande sucesso é A-Tisket A-Tasket, de 1938. Nos anos 1940 e 1950, ela se torna uma lenda do jazz.

Ao longo de 69 anos de carreira, Ella Fitzgerald ganha 14 prêmios Grammy e a Medalha Nacional das Artes.