quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Hoje na História do Mundo: 30 de Novembro

TEATRO DE REVISTA

    Em 1886, o teatro Folies Bergère, que apresentava operetas, pantomimas, vaudeville, lança o teatro de revista com mulheres vestindo trajes espetaculares e se torna o lugar mais badalado da noite de Paris.

O Folies Bergère é aberto em 1869 como uma das primeiras grandes salas de concertos da capital da França. Começa com óperas e pantomimas com cantores desconhecidos. É um fracasso. Cresce com vaudeville, um gênero de teatro de variedades que mistura, por exemplo, acrobatas, encantadores de serpentes, um canguru que luta boxe, elefantes amestrados, o homem mais alto do mundo e um príncipe grego coberto por tatuagens como punição, supostamente por tentar seduzir a filha do Xá da Pérsia.

O público pode beber e socializar num jardim interno. O Folies Bergère se transforma num centro da tentação carnal de Paris, retratado na pintura de Édouard Manet e Henri de Toulouse-Lautrec.

Nos anos 1890, o teatro entra na onda do striptease que tomava conta da noite parisiense e apresenta shows de nudez espetaculares. As revistas musicais tinham até 40 cenários, mil trajes diferentes e uma equipe de apoio de mais de 200 pessoas.

O Folies Bergère continua o sucesso por todo o século 20 e está aberto até hoje.

URSS ATACA FINLÂNDIA

    Em 1939, no início da Segunda Guerra Mundial (1939-45), o Exército Vermelho invade a Finlândia com 465 mil homens e cobertura aérea de mil aviões, que bombardeiam Helsinque e matam 61 pessoas, o que alimenta a resistência no clima gelado do fim do outono escandinavo.

Ao dar um empréstimo de US$ 10 milhões, o presidente Franklin Roosevelt lembra que a Finlândia foi o único país a pagar integralmente a dívida de guerra com os Estados Unidos depois da Primeira Guerra Mundial (1914-18). Mas Stalin manda um grande reforço e a resistência acaba.

Nas negociações, que começam em março de 1940, a Finlândia cede a Península da Karélia, que dava acesso a Leningrado, hoje São Petersburgo.

Nenhum comentário: