quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Hoje na História do Mundo: 17 de Novembro

ERA ELIZABETANA

    Em 1558, com a morte da meia-irmã e inimiga Maria I, aos 25 anos, Elizabeth I ascende ao trono da Inglaterra, dando início à Era Elizabetana (1558-1603), um período de formação do Império Britânico com a a primeira reivindicação de soberania sobre o atual território dos EUA, a derrota da Armada Invencível da Espanha e o surgimento de William Shakespeare.

Ambas são filhas de Henrique VIII, que sonhava em ter um filho homem para evitar conflitos sucessórios como a Guerra das Rosas (1455-87), que no fim leva seu pai, Henrique VII ao trono depois da Batalha de Bosworth, em agosto de 1485, quando vence Ricardo III.

Henrique VIII tem ao longo da vida seis esposas. Quando se divorcia da primeira, Catarina de Aragão, católica, filha do rei da Espanha, o rei da Inglaterra rompe com a Igreja Católica. Assim, Maria I, filha de Catarina de Aragão, é católica, e Elizabeth I, filha de Ana Bolena, é protestante.

Assim, Elizabeth I restabelece o protestantismo como a religião oficial e inicia uma competição estratégica com a Espanha, na época o país mais poderoso do mundo, que tenta atacar a Inglaterra com sua Armada Invencível, em 1588, que é destroçada.

Além do início do Império Britânico, a Era Elizabetana também é a época de Shakespeare, talvez o maior escritor da língua inglesa.

Nenhum comentário: