quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Míssil desgovernado mata duas pessoas na Polônia

 Enquanto a Rússia disparava uma chuva de cem mísseis contra a Ucrânia, a explosão de um míssil abriu uma cratera (foto) e matou duas pessoas hoje na cidade de Przewodow, na Polônia, que fica a 80 quilômetros da fronteira ucraniana.

O Ministério do Exterior polonês afirmou que o míssil era de fabricação russa, enquanto o presidente Andrzej Duda declarou que "provavelmente era feito na Rússia, mas isto ainda está sob investigação." Por causa da trajetória, o presidente Joe Biden considerou "improvável" que tenha sido disparado da Rússia.

Duda convocou o Conselho de Segurança e ameaçou invocar o artigo 4 da Carta da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), o que acontece quando um país-membro se sente ameaçado.

A OTAN é a aliança militar dos EUA, Canadá e vários países europeus. Foi criada em 1949 para conter o expansionismo soviético durante a Guerra Fria, depois do Bloqueio de Berlim Ocidental por Josef Stalin em 1948. Sua regra básica é que um ataque contra um é um ataque contra todos.

Desde o início da Guerra da Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022, a OTAN adverte a Rússia a não atacar os países da aliança, que estão fornecendo ajuda militar e econômica, apoio político e diplomático à Ucrânia. Biden acaba de pedir ao Congresso mais US$ 37,7 bilhões.      

A reação inicial da Rússia foi negar qualquer responsabilidade. O mais provável é que tivesse sido um míssil desgovernado, mas 80 km é uma distância grande para um erro de alvo

Mais tarde, a inteligência dos EUA concluiu que era um míssil disparado por forças ucranianas ao defender dos bombardeios russos, noticiou o jornal inglês The Independent.

.O presidente Joe Biden disse há dois dias, ao se encontrar com o ditador chinês, Xi Jinping, que não vai haver uma nova guerra fria. Prometeu todo o apoio à Polônia, mas logo deu sinais de que não considerava o caso grave. Ainda não é a Terceira Guerra Mundial. Era “fogo muy amigo”.

Nenhum comentário: