sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Hoje na História do Mundo: 18 de Novembro

 FIM DO FRANQUISMO

    Em 1976, um ano depois da morte do ditador Francisco Franco Bahamonde (1936-75), em 20 de novembro de 1975, o Parlamento da Espanha aprova por maioria esmagadora o restabelecimento da democracia.

Franco nasce em 4 de dezembro de 1892 em Ferrol, na Galícia. Aos 14 anos, entra para uma escola militar. Alferes aos 17 anos, será o mais jovem general da Espanha.

Em 1936 a esquerda republicana forma a Frente Popular e em fevereiro assume o poder depois de um processo eleitoral realizado em clima de violência e que, segundo alguns académicos, é fraudulento e com irregularidades.

Franco é destituído da sua posição de Chefe do Estado-Maior Central e enviado para as Ilhas Canárias como comandante geral, um destino quase tão importante quanto uma região militar peninsular, mas Franco entendeu isso como um rebaixamento

O assassinato do líder da oposição, José Calvo Sotelo, em 13 de julho de 1936, é um momento decisivo, de acordo com o historiador britânico Paul Preston, na decisão de Franco de aderir ao golpe militar deflagrado cinco dias depois, que é o marco do início da Guerra Civil Espanhola.

Ele deixa as Ilhas Canárias e vai para o Norte da África comandar o Exército da Espanha no Marrocos, um dos mais poderosos. Em 1º de outubro de 1936, é declarado chefe de Estado. 

Com o apoio dos ditadores Adolf Hitler e Benito Mussolini, Franco vence a guerra civil e governa por mais duas décadas e meia. Como a Espanha fica neutra na Segunda Guerra Mundial, assim como Portugal da ditadura de Oliveira Salazar, seus regimes não caem no fim da Segunda Guerra Mundial (1939-45).

MAIOR SUICÍDIO COLETIVO

    Em 1978, o pastor Jim Jones, fundador do Templo dos Povos, promove o maior suicídio coletivo da história, em que 909 pessoas morrem, inclusive 304 criança envenenadas com cianeto, em sua comunidade rural em Jonestown, na República da Guiana.

Jones nasce em Indiana em 13 de maio de 1931, durante a Grande Depressão (1929-39). Simpatiza com o marxismo e a luta dos negros contra a discriminação racial. Em 1952, entra para um seminário metodista de onde é expulso por defender a integração racial. 

Em 1954, cria sua própria igreja, o Tempo dos Povos: Igreja Cristã do Evangelho Pleno, que leva para a Califórnia nos anos 1960.

O pastor vem ao Brasil em 1962 e faz trabalho em Belo Horizonte e nas favelas do Rio de Janeiro antes de voltar aos EUA para evitar o colapso da igreja.

Em 1974, o Templo dos Povos arrenda uma gleba na Guiana para realizar um projeto agrícola. Os primeiros 50 moradores chegam a Jonestown em 1977 vindo da Igreja de São Francisco. No ano seguinte, são mais de 900, 68% afroamericanos.

A tentativa de criar uma comunidade rural autossustentável numa região de solo pobre e pouca água doce fracassou. Jones faz discursos apocalípticos contra o governo dos EUA, acusando-o de fascismo, e contra o capitalismo, o sistema econômico do Anticristo.

Jones é acusado de sequestro de crianças, ameaças físicas, mentais e morais aos membros da seita, tortura psicológica, exigência de transferência de propriedades e de 25% da renda, interferência no casamento e na vida sexual dos casais, e separação das crianças dos país.

Pouco antes do massacre, os fanáticos seguidores de Jim Jones matam o deputado norte-americano Leo Ryan. Dos moradores de Jonestown, 35 sobrevivem; 909, inclusive 304 crianças, morrem envenenados por cianeto. O suicídio coletivo dura 45 minutos. Jones morre com um tiro na cabeça, provavelmente suicídio.

TERRORISTA XIITAS LIBERTAM TERRY WAITE

    Em 1991, depois de quatro anos de sequestro, extremistas muçulmanos xiitas libaneses libertam Terry Waite, enviado da Igreja Anglicana da Inglaterra para tentar resolver o problema dos reféns ocidentais no Líbano.

Waite é um negociador experiente. Consegue libertar missionários cristãos depois da Revolução Islâmica no Irã, reféns britânicos na Líbia e norte-americanos no Líbano. Ele solta mais 10 reféns até ser capturado na volta a Beirute, em 20 de janeiro de 1987.

No cativeiro, Waite passa muito tempo acorrentado e de olhos vendados. É torturado e submetido a falsas execuções. 

Nenhum comentário: