terça-feira, 8 de novembro de 2022

Hoje na História do Mundo: 8 de Novembro

DESCOBERTA DOS RAIOS-X
    Em 1895, o físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen é o primeiro cientista a observar, em Wurzburgo, na Alemanha, os raios-X, que têm aplicação em várias atividades, especialmente na medicina, ao dar visibilidade ao invisível.

A descoberta acontece por acaso. Röntgen tenta ver se os raios catódicos são capazes de atravessar um vidro quando vê um brilho diferente numa tela. Chama de raios-X por serem até então desconhecidos. Faz uma série de experiências de laboratório para entender a descoberta. Percebe que os raios-X são capazes de atravessar o corpo humano, mas não materiais de alta densidade como ossos ou cobre. Nasce a radiografia.

Os raios-X são ondas eletromagnéticas como a luz visível e as ondas de telecomunicações, com um comprimento de onda mil vezes menor do que a luz.

Logo, a descoberta revoluciona a medicina. Pela primeira vez, os médicos conseguem ver o interior do corpo dos pacientes sem cirurgia. Os raios-X são usados na guerra para localizar balas e 

No início, ninguém se dá conta dos riscos da radiação. Os raios-X são considerados inofensivos como a luz. Mas os efeitos colaterais aparecem, Em 1904, Clarence Dally, membro da equipe de Thomas Alva Edison, morre de câncer de pele depois de trabalhar anos com raios-X. 

Röntgen ganha vários prêmios por sua descoberta, inclusive o primeiro Nobel de Física, em 1921, mas não patenteia a radiografia.

GOLPE DA CERVEJARIA
    Em 1923, Adolf Hitler e o Partido Nacional-Socialista Trabalhista Alemão (Nazista) lançam o Golpe da Cerjevaria de Munique para derrubar o governo da Baviera e tomar o poder.

Sob pressão do acordo de paz imposto na Conferência de Versalhes (1919), no fim da Primeira Guerra Mundial (1914-18), "a paz para acabar com todas as pazes", a Alemanha fica com uma dívida de guerra de bilhões de dólares, o que causa hiperinflação. 

O dólar vale cinco marcos no início de 1921. Em 1923, chega a 4 bilhões de marcos. O Partido Nazista cresce com o apoio dos inimigos da democrata, dos antiesquerdistas e dos judeus.

Quando o governo liberal da República de Weimar retoma os pagamentos da dívida de guerra, os nazistas decidem atacar.

Hitler imagina que um golpe contra o governo estadual da Baviera vai galvanizar o descontentamento do Exército da Alemanha, que daria um golpe no governo central.

Ao anoitecer de 8 de novembro, as forças nazistas lideradas por Hermann Göring cerca uma cervejaria de Munique onde altos funcionários do governo estão reunidos com empresários. Em seguida, Hitler chega com uma tropa de assalto, descarrega uma pistola no ar e proclama que "a revolução nacional começou".

Com armas apontadas contra si, o governo cede no primeiro momento. Na manhã de 9 de novembro, forças governamentais cercam o Ministério da Guerra, ocupado pelos nazistas. Num último esforço, Hitler lidera uma marcha de 3 mil nazistas até o centro de Munique, onde eles enfrentam a polícia. Dezesseis nazistas e três policiais morrem no confronto.

O golpe fracassa. Hitler é preso e condenado a cinco anos de prisão por traição, mas ganha projeção nacional. Na cadeia, escreve Minha Luta, o livro-texto da ideologia nazista.

A Grande Depressão agrava a situação econômica da Alemanha. Com 12,5% de desempregados, o maior índice depois dos Estados Unidos, os nazistas conquistam maioria relativa no Parlamento da Alemanha (Reichstag) em 1932.

Em 30 de janeiro de 1933, Hitler é nomeado chanceler (primeiro-ministro) da Alemanha. Em 27 de fevereiro, os nazistas incendeiam o Reichstag e acusam os comunistas. Hitler aproveita para conseguir poderes especiais.

Com a morte do presidente, marechal Paul Hindenburg, em 2 de agosto de 1934, Hitler acumula os dois cargos. Em referendo realizado em 19 de agosto, quase 90% dos votantes conferem poderes absolutos ao Führer

CONTRARREVOLUÇÃO REPUBLICANA
    Em 1994, pela primeira vez em 40 anos, nas eleições do meio do primeiro mandato do presidente Bill Clinton (1993-2001), o Partido Republicano conquista maioria nas duas casas do Congresso dos Estados Unidos.

Sob a liderança do intelectualmente medíocre deputado Newt Gingrich, que seria presidente da Câmara dos Representantes, os republicanos vencem com o Contrato com a América, um plano legislativo de 10 pontos para reduzir os impostos federais e desmantelar programas sociais de décadas.

Extremista de direita, Gingrich é um dos responsáveis pela polarização da política nos EUA e pelos discursos de ódio para destruir a imagem dos adversários políticos, tratados como inimigos. 

Nenhum comentário: