segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Hoje na História do Mundo: 21 de Novembro

 EDISON LANÇA O FONÓGRAFO

    Em 1877, Thomas Alva Edison, um dos maiores inventores de todos os tempos, com mais de mil patentes, anuncia a invenção do fonógrafo, o primeiro aparelho para gravar e reproduzir o som.

Edison desenvolve uma de suas principais invenções ao tentar criar uma forma de gravar ligações telefônicas de seu laboratório no Parque Menlo, em Nova Jérsei, nos Estados Unidos.

A invenção do fonógrafo deu fama mundial a Edison, o Gênio do Parque Menlo. Ele morre aos 84 anos, em 1931, depois de registrar 1.093 patentes.

NAVIO-IRMÃO DO TITANIC AFUNDA

    Em 1916, irmão do Titanic, naufraga no Mar Egeu e causa a morte de 30 pessoas. Mais de mil pessoas são salvas.

Depois da tragédia do Titanic, em 14 de abril de 1912, a empresa White Star Line faz mudanças na fabricação de um navio-irmão. Primeiro, muda o nome de Gigantic para Britannic. O casco muda para ser menos vulnerável a icebergs. Passa a ser obrigatório ter botes salva-vidas suficientes para todos, o que não havia no Titanic.

O navio de luxo, com 50 mil toneladas, o maior do mundo, lançado em 1914, é requisitado pelo governo britânico para servir como navio-hospital durante a Primeira Guerra Mundial (1914-18), quando faz cinco viagens levando feridos para o Reino Unido.

Em mais uma dessas viagens, uma violenta explosão atinge o Britannic perto do Golfo de Atenas às 8h12. Menos de meia hora depois, o capitão Charlie Bartlett manda evacuar o navio, que afunda às 9h07. Cerca de 1,1 mil passageiros e tripulantes se salvam. 

ELLA FITZGERALD GANHA NOITE DOS AMADORES

    Em 1934, aos 17 anos, a jovem Ella Fitzgerald sobe ao palco do Teatro Apolo, no bairro negro do Harlem, em Nova York, por sorte, depois de ter o nome sorteado num chapéu, e ganha a Noite dos Amadores.

O sonho era ser bailarina. Ao decidir cantar naquele dia, em vez de dançar, inicia uma carreira que a torna uma lenda da música popular norte-americana.

Ella nasce em Newport, na Virgínia, em 25 de abril de 1917 e fica órfã aos 15 anos. É humilhada, espancada e estuprada pelo padrasto. Deprimida, abandona a escola no ensino médio e vive sob a tutela do estado de Nova York quando vai ao teatro com duas amigas.

"Botamos nossos nomes. Nunca imaginamos que seria sorteada", conta mais tarde à Rádio Pública Nacional.

Com medo de não estar à altura das bailarinas da apresentação anterior, Ella fica petrificada. Então, decide cantar The Object of My Affection. Na segunda tentativa, com o apoio do apresentador Ralph Cooper, o teatro vem abaixo. Nasce uma estrela.

Seu primeiro grande sucesso é A-Tisket A-Tasket, de 1938. Nos anos 1940 e 1950, ela se torna uma lenda do jazz.

Ao longo de 69 anos de carreira, Ella Fitzgerald ganha 14 prêmios Grammy e a Medalha Nacional das Artes.

Nenhum comentário: