quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Coronavírus chega ao Brasil e tem mais casos novos fora da China

O novo coronavírus teve o primeiro caso confirmado no Brasil hoje, quando pela primeira vez o número de casos novos no exterior superou os da China. A maioria foi registrada na Coreia do Sul, onde seguidores de uma seita participaram de uma reunião na cidade chinesa de Wuhan e ignoraram os alertas. 

A Bolsa de Valores de São Paulo, fechada durante o carnaval desaba, depois de ser poupada durante o carnaval da queda generalizada nos mercados financeiros internacionais. O dólar fechou em cotação recorde.

O Ministério da Saúde confirmou hoje de manhã, depois de uma contraprova, que um homem de 61 anos que esteve na Itália é o primeiro caso da doença do novo coronavírus no Brasil. É o primeiro caso na América do Sul. Agora, só a Antártida foi poupada. 

Depois de críticas à reação tardia do regime comunista da China, que no primeiro momento tentou abafar a notícia, chegou a hora do coronavírus testar a resposta das democracias ao que cada vez mais parece uma pandemia. 

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, cobrou da Organização Mundial da Saúde, a OMS, uma declaração de pandemia, o que permitiria mobilizar mais recursos para combater a doença. Até agora, a OMS considera a epidemia uma emergência global. A boa notícia é que a letalidade do vírus é baixa, mas subiu para 3,4%. Meu comentário:

Nenhum comentário: