quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Casos de câncer devem aumentar 60% em duas décadas

O câncer avança pelo mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê um aumento de 60% no número de casos nos próximos 20 anos. O álcool, o tabagismo, as carnes processadas, a obesidade e a poluição são os principais responsáveis, noticiou hoje o jornal francês Le Monde.

O problema deve piorar especialmente nos países emergentes e em desenvolvimento. De acordo com um relatório de dois volumes divulgado hoje pela OMS e o Centro Internacional de Pesquisas sofre o câncer, em 2018, foram diagnosticados mais de 18 milhões e 100 mil novos casos no mundo inteiro. 

Entre 2012 e 2018, o aumento do número de pacientes cancerosos foi de 20 por cento, duas a três vezes mais do que o crescimento da população mundial. O total de mortes por câncer em 2018 foi de 9 milhões e seiscentas mil. Meu comentário:
A Organização Mundial da Saúde recomenda investimentos na prevenção, na vacinação, na detecção precoce e no tratamento imediato. Para o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, “se identificarmos com dados científicos a situação de cada país e adotamos medidas sólidas de luta contra o câncer com cobertura universal de saúde e se mobilizarmos as partes diferentes para que trabalhem em conjunto, podemos salvar pelo menos 7 milhões de vidas nos próximos dez anos.”

Nenhum comentário: