quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Coronavírus ameaça cadeias produtivas na Ásia e crescimento da Europa

A segunda onda do coronavírus ameaça as cadeias produtivas da China, da Coreia do Sul e do Japão, e vai travar ainda mais o crescimento anêmico da Europa. 

Na pior semana desde 2008, o Índice Dow Jones, da Bolsa de Valores de Nova York, perde mais de dez por cento e entra no terreno que os economistas chamam de correção. 

Os três países mais atingidos pela doença até agora, a China, onde houve o primeiro surto, a Coreia do Sul e o Japão são responsáveis por 24 por cento do produto mundial bruto e tem um comércio trilateral de 720 bilhões de dólares. Estão entre as economias mais integradas no mundo. 

Só a China colocou 11 milhões de pessoas em isolamento, proibiu viagens, paralisou fábricas e fechou lojas. Além do setor de aviação civil e turismo, as cadeias produtivas das indústrias automobilística e eletroeletrônica são as mais atingidas. 

Por causa da guerra comercial deflagrada pelo presidente Donald Trump, a China aumentou o comércio e o investimento com a Coreia do Sul e o Japão, responsáveis hoje pela maior parte do crescimento das exportações chinesas. Meu comentário:

Nenhum comentário: