sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Irã estoca urânio acima do limite e eleições fortalecem a linha dura

Em desafio às sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos, o Irã está enriquecendo e estocando urânio acima dos limites permitidos pelo Acordo de Viena, de 2015. Hoje, o país realizou eleições que devem fortalecer a linha dura, com o colapso do acordo abandonado pelo governo Donald Trump.

A República Islâmica do Irã realizou hoje sua décima-primeira eleição parlamentar desde a revolução islâmica de 1979, as primeiras desde que o presidente Donald Trump retirou, em maio de 2018, os Estados Unidos do acordo nuclear assinado em 2015 para impedir que o país faça a bomba atômica. 

Sete mil candidatos concorrem às 290 cadeiras do Majlis, o Parlamento iraniano. A grande disputa será entre os conservadores e a linha-dura. Mais de 16 mil candidatos foram proibidos de concorrer pela Conselho dos Guardiães da ditadura fundamentalista xiita iraniana, inclusive 90 deputados reformistas da atual legislatura. 

A ala moderada a favor do presidente Hassan Rouhani e do ministro do Exterior, Mohamed Javad Zarif, que negociaram o acordo nuclear com o governo Barack Obama e as outras grandes potências do Conselho de Segurança das Nações Unidas (China, França, Reino Unido e Rússia), foi liquidada politicamente pela guerra econômica de Trump. 

Afinal, Rouhani se elegeu prometendo melhorar as relações com o Ocidente e recuperar a economia do país. Meu comentário:

Nenhum comentário: