sábado, 15 de fevereiro de 2020

Hamas propõe parar ataques através da fronteira

O Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) propôs a Israel parar de fazer ataques de foguetes e com balões incendiários, noticiou o jornal liberal israelense Haaretz, citando como fonte oficiais de Israel.

Se o Hamas mantiver a promessa, Israel concordaria em ampliar a zona onde os palestinos são autorizados a pesca no litoral da Faixa de Gaza, assim como renovar 500 permissões de trabalho em Israel para residentes em Gaza que estavam suspensas.

O possível acordo é fruto da medicação do Egito, interessado em reduzir a tensão entre Israel e o Hamas. O teste para o sucesso será o fim dos ataques através da fronteira.

Em 2007, durante uma guerra civil palestina com a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), o Hamas assumiu o controle da Faixa de Gaza. Desde então, travou três guerras com Israel.

Depois da apresentação do plano de paz do governo Donald Trump, rejeitado pelos palestinos, as duas principais facções iniciaram um processo de reconciliação. O alívio da tensão com o Hamas facilita o trabalho de Israel para conter a instabilidade no Sul do paíos.

Nenhum comentário: