domingo, 16 de fevereiro de 2020

PIB do Japão cai em ritmo de 6,3% ao ano e derruba bolsas da Ásia

As bolsas de valores da Ásia e do Pacífico estão em baixa na manhã desta segunda-feira, com queda de 1,3% em Tóquio, com o anúncio de que a terceira maior economia do mundo sofreu uma contração de 1,6% no último trimestre de 2019, o que equivale a 6,3% ao ano, informou o canal de notícias americano CNBC. O mercado esperava queda do PIB de 3,7% ao ano. O consumo caiu 2,9% em dez anos.

Os investidores estão muito preocupados com o impacto econômico da epidemia do coronavírus, que já infectou mais de 71 mil pessoas e matou mais de 1.770 pessoas. Na Austrália, a Bolsa de Sídnei perde 0,34% e, na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul recua 0,47%.


"O mercado parece ter a expectativa de um impacto econômico curto, mas está esperando para ver", comentou John Bromhead, analista da empresa ANZ Research. As fábricas chinesas estão reabrindo depois de um feriado prolongado do Ano Novo Lunar e vai levar algum tempo para embarcar toda a carga destinada aos portos.

A movimentação durante os feriados foi a menor em muitos anos. Nesta época, os chineses visitam suas famílias.

Para conter a propagação da doença do coronavírus, as autoridades proibiram viagens e indenizaram os consumidores por 20 milhões de passagens aéreas de voos cancelados, no valor de US$ 2,9 bilhões. Só um quarto dos voos decolaram, na comparação com o ano passado.

Eram esperadas 280 milhões de viagens de trem. Só um sétimo, 40 milhões de viagens, foram realizadas. Cerca de US$ 1,6 bilhão foram devolvidos para passageiros de viagens suspensas.

Nenhum comentário: