sábado, 22 de fevereiro de 2020

Sanders vence em Nevada e se firma como líder da corrida democrata à Casa Branca

Com 44,1% dos delegados, o senador socialista Bernie Sanders ganhou as convenções regionais do estado de Nevada para indicar o candidato do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos em 3 de novembro. 

O ex-vice-presidente Joe Biden ficou bem atrás, com 25%, seguido pelo ex-prefeito Pete Buttigieg (14,9%) e a senadora Elizabeth Warren (8,4%), de acordo com as projeções da rede de televisão americana CNN.

Sanders ganhou no voto popular em Iowa, mas perdeu no número de delegados, que é o que realmente importa, para Buttigieg. Depois de vencer em Novo Hampshire e agora em Nevada, um estado com 40% de negros e latinos, eleitorados importantes para os democratas, firma-se como o candidato favorito do partido.

Em Nevada, dois terços dos jovens e mais da metade dos latinos votaram em Sanders. Os latinos representam 20% do eleitorado. Ele conquistou os votos dos latinos moderados. A senadora Amy Klobuchar, teve apenas 4% do voto latino, Warren 7% e Buttigieg 9%.

Entre os homens, Sanders conquistou 38% dos votos, Buttigieg 16% e Biden 15%. Klobuchar só levou 3% do voto negro e Buttigieg 2%.

Pouco mais da metade dos participantes das convenções do Partido Democrata era de mulheres. Sanders levou 30% do voto feminino, enquanto Biden ficou com 16%, Buttigieg com 14% e Klobuchar com 12%.

Ontem, foi noticiado que a campanha da Rússia para ajudar na reeleição de Trump trabalha para apoiar a candidatura de Sanders. Como ele é assumidamente socialista, quer estatizar o sistema de saúde, e é muito difícil de imaginar que os EUA elejam um presidente socialista, seria o candidato mais fácil para Trump derrotar.

O grande teste será a Super Terça-Feira, 3 de março, quando haverá eleições primárias em 14 estados: Alabama, Arkansas, Califórnia, Carolina do Norte Colorado, Maine, Massachusetts, Minnesota, Oklahoma, Tennessee, Texas, Utah, Vermont e Virgínia. Também votam neste dia os Democratas no Exterior. A contagem destes votos será concluída em 10 de março.

Num único dia, estarão em jogo 1.357 dos 3.979 delegados à convenção nacional do Partido Democrata escolhidos nas prévias. A convenção vai indicar de 13 a 16 de julho, em Milwaukee, no estado de Wisconsin, o candidato da oposição ao presidente do Donald Trump. Os dois estados mais populosos, a Califórnia e o Texas, elegem 415 e 228 delegados.

Antes, em 29 de fevereiro, daqui a uma semana, a Carolina do Sul faz sua eleição primária. Biden precisa de uma vitória para impedir a disparada de Sanders.

Na Super Terça, entra na disputa o ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg, um bilionário que está financiando sua própria e foi o principal alvo dos outros pré-candidatos no último debate na televisão dias atrás.

Nenhum comentário: