segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Trump evita encontro com ditador da Coreia do Norte antes da eleição

O homem que se apresenta como o rei da negociação coleciona mais um fracasso. O presidente Donald Trump não quer se encontrar com o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong Un, antes da eleição presidencial de 3 de novembro deste ano. Seria admitir a derrota. 

A desatenção de Washington pode levar o sinistro gordinho atômico a fazer novos testes nucleares e de mísseis de longo alcance, capazes de atingir o território continental dos Estados Unidos. 

O próprio Kim fez a ameaça: se não houvesse novos avanços nas negociações bilaterais até o fim do ano passado, a moratória de testes nucleares seria encerrada. 

A ditadura comunista norte-coreana fez, em 2019, 23 testes de mísseis de curto alcance, que poderiam atacar as forças americanas estacionadas na Coreia do Sul e no Japão. 

Trump não deu importância. Parece aceitar o status nuclear do regime stalinista de Pyongyang. As negociações estão estagnadas. Praticamente não avançaram além dos três encontros de cúpula entre Trump e Kim, apesar das juras de amor do presidente americano. Meu comentário:

Nenhum comentário: