quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Terrorista de extrema direita mata dez pessoas na Alemanha

A polícia da Alemanha identificou hoje como Tobias R., de 43 anos, o terrorista de extrema direita que matou dez pessoas ao atirar contra dois bares frequentados por curdos na cidade de Hanau, perto de Frankfurt. Em manifesto divulgado via Internet, ele defendeu o extermínio de países povos do Norte da África, da Ásia e de Israel.

Tobias e a mãe foram encontrados mortos em casa na manhã de hoje. De acordo com o jornal israelense The Times of Israel, os países a serem eliminados seriam Marrocos, Egito, Turquia, Israel, Irã, Índia, Paquistão, Vietnã e Filipinas.

É mais um de uma série de ataques de extremistas de direita na Alemanha, como o assassinato em junho do político Walter Lübcke, defensor do asilo a refugiados e o atentado à sinagoga de Halle no Dia do Perdão (Yom Kippur), em outubro.

Depois de anos vigiando extremistas muçulmanos, os serviços secretos alemães têm de reorientar o trabalho para a violência de extrema direita.

Em declaração na manhã de hoje, o presidente do Conselho Central dos Judeus na Alemanha, Josef Schuster, manifestou preocupação com "a segurança das minorias e dos que têm compromisso de ajudá-las."

Nenhum comentário: