sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Trump reduz a importância dos EUA no mundo

Enquanto os Estados Unidos discutem o processo de impeachment, o presidente Donald Trump dobra a aposta no unilateralismo e no isolacionismo, apequena a política externa do país, abdica da liderança americana e torna o mundo mais instável e perigoso. A análise é do jornalista Fareed Zakaria, da rede de televisão americana CNN, em coluna publicada no jornal The Washington Post.

Ontem, a principal especialista em Rússia do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Fiona Hill, declarou à comissão de inquérito do impeachment na Câmara dos Representantes de que a alegação de que a Ucrânia tentou manipular as eleições americanas em 2016 é uma ficção espalhada pelos serviços secretos da Rússia para encobrir sua própria culpa.

Seu uso no debate político interno diminui os Estados Unidos e faz o jogo do ditador russo, Vladimir Putin, um dos grandes inimigos da democracia hoje no mundo inteiro. Trump repetiu o argumento falso hoje em entrevista à Fox News, o canal de televisão que cria inventa sua própria realidade e faz propaganda do presidente todo o tempo.

A política externa de Trump não é primeiro os Estados Unidos, é primeiro ele mesmo. Meu comentário:

Nenhum comentário: