segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Comércio internacional sofreu forte queda em setembro

Uma forte baixa no comércio global em setembro reduz as chances de uma retomada mais forte da economia internacional, abalada pela guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, parte de uma confrontação estratégica pela supremacia mundial que deve durar décadas.

O volume global do comércio exterior caiu 1,3 por cento em setembro em relação a agosto, depois de uma pequena expansão de meio por cento em agosto. A queda de setembro anulou os ganhos dos dois meses anteriores, quando havia uma expectativa de que as duas maiores economias do mundo chegariam logo a um acordo preliminar.

“Enquanto as negociações permaneceram com perspectivas no máximo mistas, o comércio continuará travado”, comentou o economista Timme Spakman, do banco ING.

Em relação ao ano passado, o comércio em setembro foi 1,1 por cento menor do que em setembro de 2019. Foi o quarto mês seguido em que a comparação anual registrou queda.

Os principais responsáveis foram os Estados Unidos e a China. Em setembro, o volume de importações dos Estados Unidos caiu 2,1 por cento relação a agosto. Na China, a baixa foi de 6,9 por cento.Meu comentário:

Nenhum comentário: