quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Rotular máfias do tráfico de terroristas não acaba com o problema

O presidente Donald Trump anunciou ontem a intenção de considerar terroristas as grandes organizações criminosas do México que traficam drogas para os Estados Unidos. Na prática, é improvável que a medida mude a realidade na fronteira entre os dois países.

Com muro ou sem muro, o contrabando através da fronteira com o México não vai acabar enquanto houver um grande mercado nos Estados Unidos, com drogas indo para o norte e dólares e armas indo para o sul.

A relação entre os dois países é longa e tumultuada. Os Estados Unidos tomaram metade do território mexicano em guerras no século 19. Ficou uma eterna suspeita no México de que os americanos estão sempre prontos a violar sua soberania.

A maioria dos mexicanos vê as ações do presidente Donald Trump como ofensivas, prepotentes e eleitoreiras. Quando lançou sua candidatura à Casa Branca, em 16 de junho de 2015, Trump acusou os imigrantes ilegais mexicanos de serem traficantes, assassinos e estupradores.

Trump prometeu construir um muro na fronteira com o país, aliado no Acordo de Livre Comércio da América do Norte, e afirmou que o México pagaria pelo muro, levando o ex-presidente Vicente Fox a xingá-lo publicamente. Meu comentário:

Nenhum comentário: