O Exército do Afeganistão capturou centenas de milicianos do grupo Khorasan, o braço da organização terrorista Estado Islâmico numa batalha na província de Nangarhar, anunciou o presidente Achraf Ghani Ahmadzai, citado pela agência de notícias Reuters.
Ghani apresentou a vitória como um grande avanço na guerra contra o Estado Islâmico, uma grande ameaça à segurança pública no país. Mas o grupo pode se rearticular num futuro próximo.
O grupo Khorasan tem uma base pequena, mas até agora sólida, na província de Nangarhar. É uma ameaça ao Afeganistão, aos países vizinhos e até mesmo à milícia fundamentalista islâmica dos Talebã (Estudantes), maior inimiga do governo afegão.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário