O governo da Etiópia prometeu reduzir barreiras protecionistas para atrair investimentos estrangeiros para o setor de mineração. É mais uma medida liberalizante do presidente Abiy Ahmed, ganhador do Prêmio Nobel da Paz deste ano por acabar com a guerra com a Eritreia.
Embora não se conheçam os detalhes da proposta, faz parte de uma ampla política de liberalização e abertura de vários setores da economia ao capital estrangeiro. A mineração é o último setor de uma abertura que começou por telecomunicações, logística e finanças.
A Etiópia, um dos países que mais cresceram no mundo nos últimos anos, têm grandes jazidas de ouro e outros metais preciosos, mas barreiras tarifárias e a incerteza política afastaram possíveis investimentos de grande empresas transnacionais.
Com a abertura política, a libertação de presos de consciência e a legalização de partidos e movimentos antes clandestinos, aumentaram as pressões separatistas de minorias étnicas, como é comum na África. Abiy Ahmed precisa fortalecer a economia e aumentar o bem-estar social para consolidar o poder.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário