quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Etiópia reduz burocracia para atrair investimentos em mineração

O governo da Etiópia prometeu reduzir barreiras protecionistas para atrair investimentos estrangeiros para o setor de mineração. É mais uma medida liberalizante do presidente Abiy Ahmed, ganhador do Prêmio Nobel da Paz deste ano por acabar com a guerra com a Eritreia.

Embora não se conheçam os detalhes da proposta, faz parte de uma ampla política de liberalização e abertura de vários setores da economia ao capital estrangeiro. A mineração é o último setor de uma abertura que começou por telecomunicações, logística e finanças.

A Etiópia, um dos países que mais cresceram no mundo nos últimos anos, têm grandes jazidas de ouro e outros metais preciosos, mas barreiras tarifárias e a incerteza política afastaram possíveis investimentos de grande empresas transnacionais.

Com a abertura política, a libertação de presos de consciência e a legalização de partidos e movimentos antes clandestinos, aumentaram as pressões separatistas de minorias étnicas, como é comum na África. Abiy Ahmed precisa fortalecer a economia e aumentar o bem-estar social para consolidar o poder.

Nenhum comentário: