sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Estado Islâmico noticia morte do líder e anuncia sucessor

Cinco dias depois do ataque de forças de operações especiais dos Estados Unidos, a organização terrorista Estado Islâmico confirmou ontem a morte de seu líder Abu Baker al-Baghdadi e apresentou Abu Ibrahim al-Hachimi al-Kurachi como novo "comandante dos crentes" e novo "califa dos muçulmanos".

Pouco conhecido dos serviços secretos ocidental, o novo líder era o principal juiz do califado proclamado por Al-Baghdadi em 29 de junho de 2014, que chegou a ter uma área do tamanho do Reino Unido (245 mil quilômetros quadrados) e 10 milhões de habitantes. Al Kurachi era o responsável pela Autoridade da Charia, encarregada de aplicar a lei islâmica com um rigor medieval.

"Ó, muçulmanos, ó mujahedin, soldados do Estado Islâmico, nós choramos pelo comandante dos crentes Abu Baker al-Baghdadi", declarou a organização terrorista em gravação de som de sete minutos divulgada pelo aplicativo Telegram.

Na gravação, o Estado Islâmico apela aos seguidores para vinguem a morte do líder e ameaça especificamente os EUA, que o caçavam há nove anos, desde que se tornou líder do Estado Islâmico do Iraque. Durante a guerra civil da Síria, o grupo terrorista passou a se chamar Estado Islâmico do Iraque e do Levante.

Ontem, o Pentágono, sede do Departamento da Defesa dos EUA, divulgou as primeiras imagens da operação. Mostram os soldados chegando e cercando o complexo onde Al-Baghdadi estava refugiado, na vila de Bericha, no Nordeste da Síria.

Nenhum comentário: