A Justiça Eleitoral do Uruguai confirmou hoje a vitória do candidato oposicionista Luis Alberto Lacalle Pou, do Partido Nacional (blanco), no segundo turno da eleição presidencial, realizado no domingo passado, sobre Daniel Martínez, da Frente Ampla, que ficou 15 anos no poder.
Como a diferença entre os dois candidatos era de menos de 30 mil votos, as autoridades preferiram revisar todos os "votos observados", dados fora das zonas eleitorais onde os eleitores estavam inscritos. O resultado final sai no sábado.
Numa rede social, Lacalle Pou agradeceu o apoio a todos os partidários. No domingo, ele declarou-se vencedor e fico esperando a manifestação do adversário, que só saiu hoje. Também no Twitter, Martínez reconheceu a derrota. A vantagem de apenas 1% ficou muito abaixo dos 5 pontos percentuais indicados pelas pesquisas de opinião.
Lacalle Pou, filho do ex-presidente Luis Alberto Lacalle (1990-95), chega ao poder na segunda tentativa, depois de perder para o atual presidente, Tabaré Vázquez, no segundo turno da eleição de 2014.
Ele toma posse em março de 2020 para cumprir um mandato de cinco anos sem direito à reeleição. Seus maiores desafios serão aumentar a segurança pública e impulsionar a economia, estagnada sob o peso das crises econômicas na Argentina e no Brasil.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário