terça-feira, 26 de novembro de 2019

Uber perde licença para operar em Londres mas pode recorrer

A Uber perdeu ontem o direito de operar em Londres, seu maior mercado na Europa. As autoridades reguladoras da capital do Reino Unido veem problemas de segurança porque motoristas não autorizados estavam usando o aplicativo para pegar passageiros. Ainda cabe recurso e a empresa pode continuar operando enquanto aguarda uma decisão final.

Transporte para Londres (TfL), o órgão regulador, descobriu 14 mil casos entre o fim de 2018 e o início de 2019 de motoristas não autorizados que colocaram suas fotos nas plataformas on-line da Uber e pegaram passageiros na rua ilegalmente usando este artifício.

Outro problema identificado foi de motoristas que deixaram parentes e amigos pegar passageiros em seu nome. A possibilidade de manipulação do aplicativo atinge em cheio o modelo de negócios da Uber. A empresa prometeu a TfL acabar com as contas não autorizadas no último verão, mas as autoridades não ficaram satisfeitas.

Em todas as 14 mil corridas irregulares, motoristas e passageiros não estavam cobertos por seguro. Dois dos 43 motoristas envolvidos não tinham carteira de habilitação nem tiveram os antecedentes criminais examinados. Pelo menos um motorista estava com a carteia cassada.

O modelo de negócios da Uber foi abalado pela decisão da Justiça da Califórnia de considerar os motoristas empregados, com todos os direitos trabalhistas. Agora, mais importante é ver se estes problemas se repetem em todos os mercados onde a empresa opera. Isto exigiria uma reformulação geral da empresa.

Na Bolsa de Nova York, as ações da Uber caíram 1,5% na segunda-feira. Desde a oferta inicial, em maio, o valor de mercado da empresa caiu mais de 25%. Em agosto, a Uber acusou um prejuízo trimestral de US$ 5,2 bilhões, seu maior até hoje, atribuído aos custos da oferta inicial de ações e ao aumento da competição.

Em 2018, 24% dos US$ 9,96 bilhões faturados pela Uber vieram de cinco grandes metrópoles: Nova York, Los Angeles, São Francisco, Londres e São Paulo. Ao todo, a empresa tem 3,5 milhões de motoristas, sendo 45 mil em Londres.

Nenhum comentário: