terça-feira, 4 de junho de 2019

Negociações internacionais de Trump fracassam

Apesar de se gabar de ser um grande negociador, o presidente Donald Trump tem saído mal na esfera internacional. Renegociou o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), que chamava de pior acordo da história, sem grandes mudanças, mas agora resolveu cobrar tarifas de todas as importações do México. A desnuclearização da Coreia do Norte está estagnada e a guerra comercial com a China foi acirrada pelo último tarifaço do presidente dos Estados Unidos.

Durante visita de Estado ao Reino Unido, Trump afirmou hoje que os dois países podem assinar "um acordo comercial fenomenal" depois da saída britânica da União Europeia. É um blefe. As exigências do representante comercial dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, indicam que a ex-colônia não fará nenhuma concessão ao ex-colonizador.

Também hoje, o Supremo Líder Espiritual da República Islâmica, aiatolá Ali Khamenei, rejeitou uma proposta de diálogo sem precondições e declarou que o Irã não "será enganado" e não vai abrir mão de sua tecnologia de mísseis.

No ano passado, Trump deixou o acordo nuclear negociado pelo governo Barack Obama, alegando que não impede o Irã de desenvolver mísseis nem de interferir indevidamente em outros países do Oriente Médio, e reimpôs sanções.

Em todos esses casos, está muito longe de obter acordos mais vantajosos para os EUA. Meu comentário:



Nenhum comentário: