O ex-ministro do Exterior Boris Johnson e o ministro da Defesa, Jeremy Hunt, foram os escolhidos pela bancada para disputar a liderança do Partido Conservador numa votação em que podem participar todos os filiados ao partido. Como os conservadores têm maioria na Câmara dos Comuns do Parlamento Britânico, ele será o próximo primeiro-ministro do Reino Unido.
Na quinta votação da bancada parlamentar conservadora, de 313 deputados, Johnson obteve 160 votos e Hunt 77. O ministro do Meio Ambiente, Michael Gove, recebeu apenas 75 votos. Foi eliminado.
O próximo líder conservador e primeiro-ministro terá um papel decisivo na definição do futuro das relações do país com a União Europeia. Johnson promete retirar o Reino Unido do bloco europeu em 31 de outubro com ou sem acordo. Hunt quer pedir mais tempo para renegociar a saída britânica.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário