sábado, 8 de junho de 2019

Sudão prende líderes da oposição apesar da tentativa de mediação da Etiópia

Dois líderes da oposição que resiste a um golpe militar no Sudão foram presos ontem, pouco depois de se encontrar com o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, que tenta mediar o conflito, noticiou hoje a agência Reuters.

Em Cartum, Abiy se reuniu separadamente com a junta militar que derrubou em abril o ditador Omar Bachir e com a oposição que luta pela democratização do país. A oposição descreveu as prisões como uma recusa à mediação etíope e uma ameaça à prometida transição para a democracia.

A Etiópia, país com a segunda maior população da África, é hoje dos que mais crescem no mundo. O primeiro-ministro etíope a grande esperança para a democratização e a pacificação da região do Chifre da África.

No poder desde 2 de abril de 2018, Abiy mandou libertar milhares de presos políticos, acabou com o estado de emergência e reformou a lei antiterrorismo, usada para a repressão política. Também reatou relações diplomáticas com a vizinha Eritreia.

Abiy foi ao Sudão depois de um ataque dos militares e um acampamento de manifestantes da oposição, em 3 de junho, quando mais de 100 pessoas, talvez 200, foram mortas.

Em resposta, a oposição suspendeu o diálogo com a junta militar que derrubou Omar Bachir, que estava no poder desde 1989 e foi acusado por diversos massacres, inclusive o Genocídio de Darfur.

Nenhum comentário: