terça-feira, 4 de junho de 2019

Aiatolá Khamenei afirma que Irã não abandona programa de mísseis

O Supremo Líder Espiritual da Revolução Islâmica, aiatolá Ali Khamenei, declarou hoje que o Irã não será "enganado" pela proposta de negociação dos Estados Unidos e não pretende acabar com seu programa de mísseis, noticiou hoje a agência Reuters.

A rivalidade entre os dois países se acirrou no mês passado, quando o Irã anunciou que não respeitaria mais todos os pontos de acordo firmado em 2015 com as grandes potências com direito de veto no Conselho de Segurança das Nações Unidas (EUA, China, França, Reino Unido e Rússia) e a Alemanha para congelar seu programa nuclear.

Em resposta, os EUA deslocaram porta-aviões rumo ao Golfo Pérsico e anunciaram o envio de mais de 2,5 mil soldados americanos para o Oriente Médio. O assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton, foi acusado de querer fomentar uma guerra para derrubar o regime teocrático iraniano.

O presidente Donald Trump retirou os EUA do acordo nuclear com o Irã em maio do ano passado e reimpôs duras sanções econômicas, sob a alegação de que é um acordo péssimo por permitir que a República Islâmica desenvolva tecnologia de mísseis e interfira em outros países do Oriente Médio.

Na semana passada, o presidente americano argumentou que "o Irã pode ser um grande país com a mesma liderança. Não buscamos mudança de regime. Estamos querendo um país sem armas nucleares."

A resposta do aiatolá foi feita hoje em pronunciamento pela televisão: "O presidente dos EUA disse recentemente que o Irã pode atingir o desenvolvimento com os atuais líderes. Isso significa que não quer mudança de regime... Mas este truque não vai enganar os funcionários e a nação iranianos. No programa de mísseis, já chegamos ao ponto de dissuasão e estabilidade. Querem nos tirar isso, mas nunca vão conseguir."

Trump usa suas conhecidas táticas de negociação: provocar o caos, ameaçar e desestabilizar a outra parte na esperança de ganhar com isso. O Irã se nega a negociar enquanto os EUA não tiverem um comportamento "normal".

Depois de fazer várias exigências, o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, propôs na semana passada um diálogo com o Irã sem precondições.

Nenhum comentário: