quarta-feira, 26 de junho de 2019

China faz acordo para explorar gás natural no Timor Leste

A companhia estatal de gás natural do Timor Leste, Timor Gap, vai assinar um acordo de US$ 16 bilhões com o Banco de Exportação e Importação da China (Exim Bank) para financiar a construção de uma fábrica de gás natural liquefeito, de um porto e de um gasoduto submarino para explorar o campo do Grande Sol Nascente, noticiou ontem o jornal The Australian.

A empresa negou, alegando que está negociando com outras instituições financeiras, inclusive da Austrália e dos Estados Unidos, e que a decisão final sobre o investimento poder não ser tomada até 2022.

Com sua política econômica externa agressiva, a China tenta se estabelecer no quintal da Austrália e da Indonésia, que são hoje os principais atores econômicos no Timor Leste. Este país era uma colônia portuguesa. Quando se tornou independente, em 1975, a Indonésia o ocupou.

O Timor Leste só virou um país independente em 1999. No ano passado, a Austrália e o Timor Leste finalmente chegaram a um acordo para demarcar sua fronteira marítima. Em abril, a Timor Gap assinou um contrato com a Corporação de Construção e Engenharia Civil da China para uma obra de US$ 943 milhões em Porto Beaco.

Nenhum comentário: