A economia da Alemanha, a maior da Europa e a quarta maior do mundo, entrou em território negativo pela primeira vez em nove anos, indicou o Índice Sentix, o primeiro a avaliar a situação do país no mês de junho, noticiou hoje o jornal inglês Financial Times.
Dependente das exportações, a economia alemã sofre com a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China e o impacto da preocupação com o aquecimento global sobre a indústria automobilística.
O Índice Sentix registrou uma queda de 0,7 ponto neste mais, depois de ficar em 7,9 em maio. Foi o primeiro recuo desde março de 2010. A pesquisa foi feita com investidores de 6 a 8 de junho.
A expectativa é que o presidente Donald Trump e o ditador Xi Jinping se encontrem durante a reunião de cúpula do Grupo dos 20 em Osaka, no Japão, em 28 e 29 de junho.
Ontem, Trump ameaçou aplicar uma tarifa de importação de 25% sobre exportações chinesas para os EUA no valor anual de US$ 300 bilhões. Como outros produtos importados da China, no valor de US$ 250 bilhões por ano, já estão sendo taxados com alíquotas de 25%, as sobretaxas cobririam todas as exportações chinesas para os EUA.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário