A saída do ditador Nicolás Maduro foi discutida na semana passada no diálogo entre o regime chavista e a oposição da Venezuela realizado em Oslo, a capital da Noruega, noticiou o jornal venezuelano El Cooperante, citando fontes não identificadas.
A possibilidade de Maduro estar negociando a renúncia aconteceu depois de divulgação inesperada de dados econômicos pelo Banco Central da Venezuela depois de anos, confirmando o acentuado declínio econômico durante o atual governo.
Com a economia em colapso, depois de três tentativas fracassadas do autoproclamado presidente interino Juan Guaidó, de derrubar o ditador, a oposição concordou com a abertura de negociações mediadas pela Noruega.
A oposição suspeita que o diálogo seja apenas uma manobra diversionista de Maduro para ganhar tempo e esvaziar a mobilização popular. Ainda não foi marcada uma data para continuar a negociação.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário