sábado, 22 de junho de 2019

Trump impõe novas sanções e ameaça usar a força contra o Irã

Em seu estilo de negociação errático e caótico, o presidente Donald Trump anunciou a imposição de novas sanções ao Irã a partir de segunda-feira e ameaçou usar a força, mas ao mesmo tempo declarou estar aberto ao diálogo e a fazer um acordo capaz de dar um grande impulso à economia iraniana.

Ao anunciar novas sanções depois de ter ordenado um ataque a suspendido o bombardeio dez minutos antes do início, o presidente indica vai aumentar a pressão econômica depois do abate de um drone espião dos Estados Unidos na quinta-feira. Mas a medida deve acirrar a tensão entre os dois países.

Trump afirmou ter dado a contraordem ao saber que o ataque mataria cerca de 150 iranianos. Alegou que era uma punição muito forte para a derrubada de uma aeronave não tripulada.

A tensão entre os dois países aumentou desde 8 de maio de 2018, quando o presidente retirou os EUA de um acordo assinado pelas cinco grandes potências com direito de veto no Conselho de Segurança das Nações Unidas (China EUA, França, Reino Unido e Rússia), o Irã e a Alemanha para congelar o programa nuclear militar da Alemanha.

No mês passado, um ano depois da ruptura do acordo, a República Islâmica anunciou a retomada do enriquecimento de urânio. Na semana passada, admitiu que seus estoques vão ultrapassar o limite estabelecido pelo acordo.

Com o ataque ao drone, o regime fundamentalista iraniano espera chamar a atenção da Europa para uma nova guerra no Oriente Médio, que teria consequências catastróficas. A Alemanha, a França e o Reino Unido pediram contenção às duas partes e uma solução pacífica da crise atual.

Nenhum comentário: