domingo, 23 de junho de 2019

Ditador turco perde mais uma vez eleição para prefeito de Istambul

De nada adiantou anular a eleição de 31 de março. Com 54% dos votos, o candidato da oposição, Ekrem Imamoglu, do Partido Popular Republicano (CHP) e da Aliança Nacional, venceu mais uma vez o governista Binali Yildirim, do Partido da Justiça e do Desenvolvimento e da Aliança Popular, do ditador Recep Tayyip Erdogan, que está no poder na Turquia desde 2003, noticiou o jornal turco Hurriyet.

É mais um golpe na liderança de Erdogan. O AKP dominava o governo de Istambul, a maior e mais rica cidade da Turquia, desde 1994. Era uma base importante do ditador, que foi primeiro-ministro de 2003 a 2014, quando se tornou presidente com poderes reforçados.

Depois da tentativa frustrada de golpe militar em 15 de julho de 2016, em que sua vida esteve em perigo, Erdogan se tornou um ditador, a ponto de pressionar o Supremo Conselho Eleitoral a anular a eleição de 31 de março.

O CHP, um partido secularista, segue a tradição do fundador da República Turca depois da dissolução do Império Otomano, Mustafá Kemal Ataturk, que tentou separar a religião da política. Erdogan ascendeu como um islamista moderado. Durante a Primavera Árabe, a Turquia era apontada como exemplo de democracia num país muçulmano.

A oposição acusou o governo de interferir no processo eleitoral, alegando que a eleição só foi anulada por causa da derrota do AKP. Na terça-feira passada, o ditador declarou que Imamoglu poderia ser impedido de assumir a prefeitura se ganhar a eleição e não pedir desculpas ao governador da província de Ordu.

Nenhum comentário: