sexta-feira, 28 de junho de 2019

Ditador da Rússia ataca democracia liberal e o Ocidente

Em mais um desafio à democracia liberal e ao Ocidente, o ditador da Rússia, Vladimir Putin, afirma que o liberalismo está obsoleto por causa da reação negativa à globalização da economia e à imigração. Antes de viajar para a reunião de cúpula do Grupo dos Vinte (G-20) em Osaka, no Japão, ele deu entrevista no Kremlin ao jornal inglês Financial Times.

Putin era um oficial do Comitê de Defesa do Estado (KGB), a polícia política da União Soviética, em Dresden na Alemanha Oriental, quando começaram as manifestações que levaram à queda do Muro de Berlim e ao fim do comunismo. Anos depois, comentou que "o fim da URSS foi a maior tragédia geopolítica do século 20."

Depois de dirigir o Serviço Federal de Segurança, herdeiro do KGB, ele chegou ao poder em 1999, primeiro como primeiro-ministro de Boris Yeltsin e depois como presidente. Desde então, tenta restaurar o poder imperial soviético. Provocar o ataque o Ocidente como nos tempos da Guerra Fria é uma forma de fingir que tem o poder do passado. Meu comentário:

Nenhum comentário: