terça-feira, 25 de junho de 2019

Justiça dos EUA acusa bancos da China de lavar dinheiro da Coreia do Norte

Um tribunal dos Estados Unidos acusou três bancos chineses de desacato à Justiça por se negaram a entregar registros requeridos por um grande júri de negócios com uma empresa de fachada de Hong Kong suspeita de lavar mais de US$ 100 milhões para o Banco de Comércio Exterior da Coreia do Norte, noticiou hoje o jornal The Washington Post.

Os bancos citados são o Banco de Comunicações, estatal, o quinto maior banco da China; o Banco de Desenvolvimento Shanghai Pudong, o novo maior do país; e o Banco Mercantil da China. Todos recorreram alegando que pela lei chinesa precisam agir de acordo com um pacto de assistência legal EUA-China.

A próxima audiência está marcada para 12 de julho.

A agressividade da Justiça dos EUA parece consequência da guerra comercial e da crescente competição estratégica entre os dois países. Ao se dirigir diretamente aos bancos, sem passar pelo governo chinês, os procuradores alegaram estar defendendo a segurança nacional diante da ameaça norte-coreana.

Uma resposta dura do regime comunista chinês é inevitável. Nos dias 28 e 29 de junho, o presidente Donald Trump e o ditador Xi Jinping se encontram durante a reunião de cúpula do Grupo dos Vinte (G-20) em Osaka, no Japão, em busca de uma trégua.

Nenhum comentário: