domingo, 2 de junho de 2019

Atividade industrial da China cresce apesar da guerra comercial de Trump

Apesar da guerra comercial do presidente Donald Trump, a produção industrial e as exportações da China registraram um pequeno aumento em maio, indicou uma pesquisa de uma empresa privada divulgada nesta segunda-feira em Beijim.

O índice Caixin-Markit dos gerentes de compras do setor industrial ficou em 50,2. Leituras acima de 50 apontam crescimento. Isso significa que a atividade industrial chinesa aumentou nos últimos três meses.

Este resultado positivo chega num momento de aumento das tensões com os Estados Unidos. No mês passado, Trump aumentou para 25% as tarifas sobre importações da China no valor de US$ 250 bilhões por ano e colocou a companhia fabricante de equipamentos de telecomunicações na lista negra das empresas que ameaçam a segurança nacional dos EUA.

A China retaliou impondo tarifas na mesma alíquota sobre US$ 60 bilhões em produtos americanos e ameaçou criar sua própria lista de empresas que prejudicam o desenvolvimento chinês.

Se as exportações tiveram o melhor desempenho desde janeiro, a confiança do empresariado chinês caiu ao menor nível desde o início desta pesquisa, em 2012, por causa das tensões entre EUA e China.

Nenhum comentário: