Uma milícia que se apresenta como a Província do Estado Islâmico na África Central reivindicou um ataque contra as forças de segurança de Moçambique na província de Cabo Delgado, no primeiro ataque da organização terrorista neste país do Sul da África, noticiou hoje a Agência France Presse.
A ação faz parte da estratégia do Estado Islâmico de tentar se estabelecer em outras regiões, fora do Oriente Médio, depois do colapso do califado que proclamou em 2014 em territórios do Iraque e da Síria, mesmo que seja através de alianças com grupos locais.
Embora o ataque não signifique necessariamente que milícias extremistas muçulmanas terão mais capacidade militar sob a bandeira do Estado Islâmico, Moçambique poderá obter mais ajuda internacional para conter a rebelião no Norte do país.
Desde 2017, a milícia terrorista muçulmana Ahlu Sunnah Wa-Hamo trava uma guerra de baixa intensidade contra o Exército de Moçambique na província de Cabo Delgado, rica em energia.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário